18.9 C
Campinas
domingo, maio 10, 2026
spot_img

Câmara repete práticas do passo nos 6 primeiros meses de 2013

Data:

 Camara

 

Eleita pela população com a expectativa de mudança – afinal a cidade havia enfrentado no ano anterior cassação de dois prefeitos e eleição indireta, o que gerou sérios transtornos -, a Câmara Municipal, pelo menos neste primeiro semestre de legislatura, apresentou o que pode se classificar como ‘mais do mesmo’. A conclusão é a que muitos chegam quando se verifica os números da produção do Legislativo da cidade nos primeiros seis meses de 2013.

No que se refere à aprovação de projetos, os 33 vereadores eleitos pela população aprovaram nos seis primeiros meses do ano 86 deles, sendo que 53 diziam respeito a novos projetos e 33 outros de legislaturas anteriores.  No mesmo período de 2012 foram aprovados 143 projetos e, em 2011, 96 projetos.

Por outro lado, o volume de solicitação de serviços na cidade feito pelos parlamentares ao Executivo, que  cresceu significativamente, é visto pelo presidente da Casa, o vereador Campos Filho como ‘modo gentil de  se relacionarem com a população dos bairros’ . Esse tipo de pedido é feito com freqüência pelos moradores quando, por exemplo, um vereador visita um bairro”, diz.

A ‘forma gentil de tratar os eleitores’ fez com que no semestre as solicitações por serviços em bairros atingissem total superior a 6 mil pedidos de ações como limpeza de praças, corte de árvores e construção de lombadas, por exemplo.

Serviços deste tipo podem ser feitos diretamente pelos cidadãos, via Sistema 156 ou nas próprias Administrações Regionais (ARs) ou subprefeituras.  No total o volume de pedidos ultrapassa em mais de 1,5 mil os registrados no ano anterior. Isso demonstra que o comportamento dos atuais vereadores em pouco difere de outras legislaturas. Mas, segundo o presidente da Câmara, este tipo de ação também ‘faz parte’ do trabalho dos vereadores.

Em relação à aprovação de projetos, Campos Filho destaca que o papel do vereador vai muito além da criação de leis. “No caso de Campinas, a atuação nas comissões temporárias de estudos tem sido de extrema relevância para encontrar alternativas para problemas vividos na cidade”, diz. Como exemplo ele cita as decisões tiradas na Comissão de Segurança, uma delas a do compartilhamento das câmaras externas das agências bancárias à Central de Monitoramento Integrado de Campinas (CIMCamp), beneficiando tanto as instituições financeiras quanto a população em geral.

No rol das conquistas obtidas por conta dos trabalhos das comissões cita também as relacionadas às casas noturnas, logo após o acidente na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, que deixou mais de duas centenas de jovens mortos. “Minha opinião é que a Câmara fecha um semestre altamente positivo  tanto na elaboração de leis quanto na fiscalização do Executivo. E acrescento ainda as posições interessantes em benefício da cidade obtidas por meio das comissões”, destaca.

Quando o tema de discussão é a pressão do Executivo sobre o trabalho das comissões, o presidente da casa também discorda. “Não existe submissão da Câmara em relação ao Executivo. O que há é a harmonia entre os dois poderes”, assinala, destacando que ‘é assim que tem de se já que um dos papéis da Câmara é contribuir para tonificar a democracia’.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula desembarca em Washington para defender o Pix em reunião com Donald Trump

Investigação comercial dos EUA ameaça Brasil com sanções; governo...

Pesquisa mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro no 1º turno

Levantamento da Real Time Big Data indica cenário altamente...

PT pressiona Lula a apoiar CPI do Banco Master e crise amplia tensão com Alcolumbre

Governo avalia usar investigação sobre o Banco Master para...

Rejeição de Jorge Messias ao STF expõe suspeitas de articulação entre Senado e Supremo

Bastidores da derrota do advogado-geral da União revelam influência...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade