17.6 C
Campinas
segunda-feira, junho 15, 2026
spot_img

Campinas investiga caso suspeito de sarampo

Data:

A Secretaria de Saúde de Campinas informou ontem (5) que investiga um caso suspeito de sarampo. Trata-se de uma criança vinda da Europa que chegou à cidade com sintomas da doença na semana passada. Ela está sendo acompanhada e passa bem.

Todas as medidas de controle preconizadas foram imediatamente desencadeadas pela Vigilância em Saúde (Visa) municipal, como vacinação dos contatos próximos e busca ativa das pessoas que viajaram no mesmo avião e traslado da criança.

Há menos de um mês, no dia 10 de março, a Vigilância em Saúde de Campinas confirmou um caso importado de sarampo em morador do município, um homem adulto que adoeceu depois de viajar com a família para os Estados Unidos. O paciente, de 41 anos, não havia sido vacinado.

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. No início da doença o paciente apresenta febre, tosse, catarro, conjuntivite e fotofobia. Depois, esses sintomas são acentuados, com prostração do paciente e aparecimento de manchas avermelhadas na pele.

A ocorrência de casos importados é esperada pela Vigilância em Saúde mesmo após a eliminação do vírus no Brasil e aponta a importância das equipes de saúde estarem atentas e pensarem em sarampo.

“Todo médico, frente a uma doença exantemática tem que considerar o sarampo no seu diagnóstico diferencial, especialmente no caso de pessoas que chegam do exterior. E o cidadão com quadro febril também deve lembrar de informar ao profissional de saúde seu histórico de viagem”, informa a enfermeira sanitarista Brigina Kemp, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Campinas.

Segundo Brigina, o sarampo continua a ocorrer em diferentes partes do mundo, como Europa, África e Austrália. Na região das Américas houve evidência de surtos neste ano no Canadá, Estados Unidos e Argentina No Brasil, em 2010, foram identificados 68 casos da doença, distribuídos entre Pará, Rio Grande do Sul e Paraíba.

O Estado de São Paulo não apresentava casos autóctones de sarampo desde 2000. Em 2001, 2002 e 2005 foram identificados quatro casos importados ou vinculados à importação. Em Campinas, a última notificação de caso confirmado da doença ocorreu há 12 anos, em 1999. O Brasil interrompeu a circulação autóctone do sarampo em 2000. Todos os casos que têm sido registrados nesses últimos dez anos são importados, como ocorre em outros países das Américas que já eliminaram a doença, como Estados Unidos e Canadá.

Segundo Brigina Kemp, as ocorrências de sarampo, mesmo importadas são importantes. Nos dois casos registrados em Campinas recentemente, o confirmado e o que ainda é suspeito, apesar da doença ter sido contraída em outros países, as pessoas acometidas passaram o período de transmissibilidade em Campinas e circularam pela cidade. Portanto, existe a possibilidade de transmissão no município. Também é preciso considerar que o sarampo está em fase de erradicação nas Américas, que trata-se de doença que pode evoluir para complicações e óbitos, que pode causar surtos e epidemia.

Diante das ocorrências, a Secretaria de Saúde de Campinas reforça, mais uma vez, a orientação para que os Centros de Saúde do município promovam busca ativa das crianças que não estão em dia com a vacina contra o sarampo. O esquema completo de vacinação inclui a primeira dose aos 12 meses e um reforço entre 4 e 6 anos. Também devem ser convocadas pessoas da demanda espontânea de outras faixas etárias que não tenham o esquema previsto. A caderneta de vacinação de adolescentes e adultos deve ser verificada para confirmar se está em dia.

A Secretaria de Saúde de Campinas também reforça a recomendação de que sejam vacinadas todas as pessoas que não tenham o esquema completo de vacinação, especialmente viajantes que vão para o exterior, profissionais de turismo, motoristas de táxi, funcionários de hotéis e restaurante e outros que mantenham contato com turistas. Também devem tomar a dose profissionais de saúde e da educação.

Brigina Kemp explica que essa estratégia de imunização é chamada tecnicamente de “Vacinação Seletiva”, diferente de uma campanha indiscriminada, onde todas as pessoas, mesmo as que já tomaram a vacina, independente da faixa etária, precisam ser imunizadas.

A vacina contra o sarampo é contra-indicada para pessoas com história de reação grave a dose anterior ou a algum de seus componentes e no caso de gravidez e de imunossupressão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação apreende mais de 236 quilos de cocaína dentro do colchão em Americana

Ação conjunta entre forças de segurança resultou na prisão...

Homem é preso por manter namorada e bebê em cárcere privado em Mogi Guaçu

Vítima relatou agressões diárias, privação de alimentos e uso...

Mulher é presa após ameaçar e agredir os próprios avós em Mogi Guaçu

Jovem de 21 anos teria feito ameaças de morte...

Vídeos mostram momentos de tensão durante operação com tiroteio em condomínio de luxo de Indaiatuba

Imagens do Portal Sampi Campinas registraram disparos, cerco policial...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade