17.8 C
Campinas
quinta-feira, abril 23, 2026
spot_img

Debate público sobre Reforma Política reúne mais 300 pessoas na Câmara

Data:

Mais de 300 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal
Mais de 300 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal

Mais de 300 pessoas lotaram o plenário da Câmara Municipal nesta sexta (22) para assistir ao debate sobre Reforma Política realizado por iniciativa do vereador Vinicius Gratti (PSD) em parceria com o Deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP) nesta sexta-feira (22). Até esta terça-feira (26), a Comissão Especial da Reforma Política da Câmara Federal deve votar, em primeiro turno, o relatório final sobre a PEC 182, que propõe uma série de modificações nos sistemas eleitoral e partidário do País. Se aprovado, o documento seguirá para votação em plenário e pode garantir alterações na atual legislação que rege os partidos e as disputas eleitorais.

A unificação das eleições é um dos itens da reforma que tem chamado a atenção dos vereadores. Há pelo menos duas propostas que estão sendo analisadas e serão submetidas à votação. A primeira estende o atual mandato dos prefeitos e vereadores por mais dois anos, para permitir a coincidência do calendário eleitoral já em 2018. A segunda estabelece um mandato de seis anos para os eleitos em 2016, sem direito à reeleição, permitindo a unificação geral dos pleitos em 2022.

O terceiro vice-presidente da Comissão sobre a reforma na Câmara Federal, deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), que também compões a Mesa Debatedora, informou que o projeto vai ser votado em tópicos e em sequência pré-determinada: sistema eleitoral, financiamento de campanha, reeleição, tempo de mandato, vedação às coligações e cláusula de barreira – também conhecida como cláusula de exclusão ou cláusula de desempenho, é uma norma que impede ou restringe o funcionamento parlamentar ao partido que não alcançar determinado percentual de votos.

O evento em Campinas também contou com a presença na Mesa Debatedora do deputado Tadeu Alencar (PSB-PE), 3º vice-presidente da Comissão sobre a reforma na Câmara Federal, que defendeu entre outras questões maior rigor na fiscalização das despesas de campanha. Na plateia estavam  80 vereadores, dez prefeitos da região e 15 presidentes de partidos políticos, além de vários deputados estaduais interessados nos detalhes do texto que poderá ser votado na próxima terça,. Estiveram presentes ainda representantes e munícipes de toda a região metropolitana de Campinas, incluindo cidades como Jaguariúna, Nova Odessa, Itatiba, Cosmópolis, Pedreira, Limeira, Valinhos, Holambra, Mogi Guaçu, Morungaba, Bragança Paulista, Vinhedo, Santa Bárbara D’oeste e Sumaré.

“O evento, definitivamente, superou as minhas expectativas. Poucas vezes a Câmara Municipal esteve tão cheia. A presença em massa das pessoas provou a importância do tema abordado. Houve uma contribuição muito importante do Deputado Tadeu Alencar. Ele é o Vice Presidente da Comissão sobre a Reforma e fez explanações muito ricas e esclarecedoras sobre o tema. Estou feliz com o sucesso do nosso evento”, afirmou o deputado federal Luiz Lauro Filho.

Confira abaixo os principais tópicos da reforma: são necessários 308 votos para aprovar cada tópico. O debate na íntegra pode ser visto no Youtube em Tv Câmara Campinas.

Doação de Campanha

Como é hoje: Financiamento misto (público e privado, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas)
O que diz o relatório: Misto, mas com regras para as doações de empresas, que só poderão doar a partidos, e não a candidatos.

Limite de doação

Como é hoje: Doação de pessoas jurídicas: até 2% do faturamento bruto no ano anterior à eleição. De pessoas físicas: até 10% dos rendimentos brutos no ano anterior à eleição.
O que diz o relatório: Doações privadas só podem ser arrecadadas após fixação em lei do limite máximo.

Limite de gasto de campanha:

Como é hoje: Devem ser fixados em lei até o dia 10 de junho de cada ano eleitoral.
O que diz o relatório: Partidos e candidatos só poderão arrecadar após a fixação dos limites legais para as despesas de campanha.

Deputados e vereadores

Como é hoje: Eleição em sistema proporcional, em que são computados os votos no partido ou coligação e os de cada candidato.
O que diz o relatório: Sistema majoritário ou “distritão”: são eleitos os mais votados em cada estado e município.

Coligações partidárias

Como é hoje: São permitidas livremente.
O que diz o relatório: Admitidas somente nas eleições majoritárias (de presidente, governadores, prefeitos e senadores).

Reeleição

Como é hoje: Permitida
O que diz o relatório: Proibida para presidente da República, governadores e prefeitos. 

Duração de mandatos

Como é hoje: Duração de quatro anos, exceto para senadores, que é de oito anos
O que diz o relatório: Duração de cinco anos para todos os cargos. 

Data das eleições

Como é hoje: Eleições para presidente, governadores, deputados federais e estaduais na mesma data; prefeitos e vereadores, 2 anos depois.
O que diz o relatório: A partir de 2022, todas as eleições na mesma data. Prefeitos e vereadores eleitos em 2016 terão mandato de seis anos. 

Cláusula de desempenho

Como é hoje: Não existe. Todos os partidos políticos têm direito a recursos do fundo partidário e acesso gratuito ao rádio e à televisão.
O que diz o relatório: Só partidos com, no mínimo, 2% dos votos válidos para a Câmara dos Deputados terão direito ao fundo e à propaganda de rádio e TV.

Projeto de iniciativa popular

Como é hoje: Projetos de lei de autoria da população precisam da assinatura de 1% do eleitorado.

O que diz o relatório: Projetos de lei de autoria da população precisarão da assinatura de 500 mil eleitores.

Senadores suplentes

Como é hoje: Cada senador é eleito em uma chapa integrada por dois suplentes.
O que diz o relatório: Cada senador será eleito com um suplente, que não poderá ser cônjuge ou parente até 2º grau. O relator, porém, disse que poderá alterar este item.

Idade de senador

Como é hoje: Idade mínima de 35 anos para se candidatar.
O que diz o relatório: Idade mínima de 30 anos.

Texto: Assessorias de Imprensa da Câmara Municipal e do Deputado Federal Luiz Lauro Filho, com informações do relatório da Comissão Especial da Câmara Federal que analisa a reforma política

Foto: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Campinas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PT propõe rever meta de inflação e mudar regras do Banco Central em congresso nacional

Documento coordenado por José Dirceu será debatido no encontro...

Ala ideológica ligada a Donald Trump ganha espaço e pode criar ingerência em eleição no Brasil

Política externa e guerra no Oriente Médio desloca negociações...

Lula defende energia limpa e alerta sobre impactos da IA em empregos durante feira industrial na Alemanha

Presidente brasileiro discursou na Hannover Messe, criticou conflitos no...

Governo Lula propõe jornada de 40 horas semanais sem redução de salário

Projeto enviado ao Congresso altera CLT, prevê dois dias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade