Mil profissionais de Educação discutem direitos humanos e prevenção à violência em encontro

Destaque

professores4Mais de mil professores da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm presença confirmada no 3º Seminário de Proteção Escolar, que está acontecendo desde ontem dia 20 e termina hoje nesta quinta-feira, em Serra Negra. O objetivo do encontro é ampliar a discussão sobre fatores como violência, drogas, bullying e gravidez na adolescência, e mostrar experiências bem sucedidas nas 5 mil escolas da rede estadual. Neste ano, o tema central é direitos humanos.

Durante a programação, gestores do Sistema de Proteção Escolar, implantado em 2009 em São Paulo, participam de debates, apresentações de boas práticas e oficinas sobre ações preventivas a situações de vulnerabilidade. No total, mais de 50 trabalhos foram inscritos. Além dos educadores, os projetos têm ainda como foco a participação dos pais e comunidade em iniciativas que promovem a cultura de paz no ambiente escolar.

Para a edição de 2014, a Secretaria mantém a parceria com universidades paulistas, o Tribunal de Justiça e o Instituto Sou da Paz, que enviarão representantes a Serra Negra e vão compor os debates programados para os dois dias de evento.

“Com o Seminário de Proteção Escolar, apresentamos e valorizamos experiências bem-sucedidas em nossa rede. Este também é o momento em que os servidores adquirem mais conhecimento para o trabalho desenvolvido com nossos alunos”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Sistema de Proteção Escolar

O Sistema de Proteção Escolar, presente em todas as 5 mil unidades da rede estadual, foi implantado há cinco anos com o objetivo de promover a integração entre a escola e a garantia dos direitos da criança e do adolescente. O programa dispõe de manuais de apoio que contêm orientações de como os gestores escolares podem lidar com situações de vulnerabilidade com os 4 milhões de alunos paulistas.

Entre as principais ações do Sistema está a presença do professor-mediador nas unidades. Hoje, são 3.082 profissionais capacitados para criar ações preventivas e aproximar a comunidade das unidades de ensino em campanhas contra racismo e outras formas de discriminação.

- Publicidade-spot_img

Outros Artigos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade-spot_img

Últimos Artigos