24.9 C
Campinas
sábado, abril 25, 2026
spot_img

Contas da gestão Hélio será votado hoje

Data:

contas-helio-prefeitura-camara-campinasA Câmara Municipal de Campinas vota nesta quarta-feira (8) o parecer negativo do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo às contas da Prefeitura de 2010, da gestão Hélio de Oliveira Santos. Caso seja mantido, o prefeito fica inelegível por oito anos não-cumulativos em relação a outras decisões, a contar da comunicação oficial sobre a decisão ao Tribunal Eleitoral. O parecer só é rejeitado se pelo menos 2/3 dos vereadores votem contra ele.

“Quando fui eleito presidente da Câmara assumimos o compromisso de votar os pareceres do TCE que se encontravam parados na Casa, muitas vezes há uma década. Além disso, abrimos espaço para ampla defesa dos prefeitos, de maneira a garantir que as decisões da Casa não sejam revertidas na Justiça posteriormente, e determinamos que os pareceres das contas devem ser votados em no máximo um ano após terem sido recebidos no Legislativo. Com isso, depois da votação desta noite, restará apenas o parecer de 2011, que chegou em 2015, para ser votado”, diz o vereador Rafa Zimbaldi (PP), presidente da Casa.

Desde que foram implementadas as mudanças pela presidência, em 2015, dos pareceres que aguardavam análise já foram votados no próprio ano passado o de 2002 da ex-prefeita Izalene e o de 2006 do ex-prefeito Hélio.  Neste ano de 2016, foram votados o de 2004 (Izalene) e o de 2009 (Hélio). O parecer de 2010 será votado nesta noite de quarta e o das de 2011 (Hélio/Demétrio/Serafim) deverá ser colocado em pauta no próximo semestre, ainda sem data definida.

Votação

De acordo com o Regimento Interno, as votações dos projetos acontecem na segunda parte da sessão – a primeira parte se inicia às 18 horas e pode seguir até às 19h30. A votação do parecer do TCE é o item 3 da pauta. Primeiramente, o vereador Marcos Bernardelli (PSDB), presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, deve ler o parecer do TCE e o decreto legislativo, assinado tanto pela Comissão de Finanças quanto pela de Constituição e Legalidade.

Logo após é aberta a defesa oral do representante legal e em seguida, é feita a abertura da palavra para manifestação de até seis vereadores, por fim, o parecer é colocado em votação. Para cada parecer negativo do TCE confirmado pela Câmara, o político fica a partir daquela data inelegível por oito anos – o prazo não é cumulativo, ou seja, o parecer aprovado por último é aquele que determina o prazo de inegibilidade em vigor. Vale ressaltar que o parecer só é rejeitado caso pelo menos 2/3 dos vereadores votem contra ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PT propõe rever meta de inflação e mudar regras do Banco Central em congresso nacional

Documento coordenado por José Dirceu será debatido no encontro...

Ala ideológica ligada a Donald Trump ganha espaço e pode criar ingerência em eleição no Brasil

Política externa e guerra no Oriente Médio desloca negociações...

Lula defende energia limpa e alerta sobre impactos da IA em empregos durante feira industrial na Alemanha

Presidente brasileiro discursou na Hannover Messe, criticou conflitos no...

Governo Lula propõe jornada de 40 horas semanais sem redução de salário

Projeto enviado ao Congresso altera CLT, prevê dois dias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade