PF indicia Bolsonaro por associação criminosa e falsificação de certificados de vacinação

Data:

O cerco se fecha cada vez mais contra Jair Bolsonaro, e seu destino atrás das grades parece estar selado. Ele e outros golpistas foram indiciados pela Polícia Federal (PF) pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações, no inquérito que apura a falsificação de certificados de vacinas contra a Covid-19.

O crime de associação criminosa prevê pena de 1 a 3 anos de prisão. O de inserção de dados falsos em sistema de informações, de 2 a 12 anos.

Com o indiciamento, a PF demonstra que já há elementos suficientes para apontar responsáveis por um crime. A partir de agora, o caso está com o Ministério Público Federal (MPF), que vai decidir se apresenta denúncia à Justiça ou arquiva o inquérito. Se a denúncia for apresentada e aceita pela Justiça, os acusados passarão à condição de réus e serão julgados.

Além de Bolsonaro, outras 16 pessoas foram indiciadas, como o tenente-coronel Mauro Cid – seu ex-ajudante de ordens – e o deputado federal Gutemberg Reis. O militar foi indiciado também por uso indevido de documento falso.

Plano golpista

Os crimes pelos quais Bolsonaro e integrantes de seu bando foram indiciados estão inseridos no contexto da tentativa de golpe de Estado que é investigada em um outro inquérito, este no Supremo Tribunal Federal (STF), a cargo do ministro Alexandre de Moraes.

Segundo o inquérito do STF, conduzido também pela PF, Bolsonaro determinou a falsificação dos certificados de vacinação dele e da filha para os dois conseguirem entrar nos Estados Unidos. Pelo plano golpista, a saída do Brasil tinha o objetivo de criar um álibi para Bolsonaro durante os ataques às sedes dos Três Poderes, ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula lidera com 10 pontos na frente de Flávio Bolsonaro no primeiro e segundo turnos, aponta CNT/MDA

Pesquisa mostra presidente com 40,5% no primeiro turno e...

Deputados pedem ao STF afastamento de André Mendonça do caso Dark Horse e fim do sigilo de investigações

Parlamentares do PT, PCdoB, PSOL e Rede questionam atuação...

Governo vai marcar sessão extra para votação do fim da escala 6×1 no Senado antes das eleições

Base de Lula quer convencer Davi Alcolumbre a convocar...
Gilmar Mendes defendeu a necessida de dar nome aos bois. Flávio Dino rebateu o presidente da casa por vários momentos. Bate-boca entre ministros, acusações de viés político-eleitoral, afastamentos e...