23.9 C
Campinas
quinta-feira, outubro 10, 2024

Rafa Zimbaldi ganha na Justiça e pesquisa eleitoral em Campinas-SP é impugnada

Data:

A campanha do candidato a prefeito de Campinas-SP pelo Cidadania, Rafa Zimbaldi, conquistou nesse sábado (7/9) uma decisão liminar da Justiça Eleitoral para impugnar uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura. Encomendado pelo jornal Correio Popular e elaborado pela empresa Olhar Público Pesquisas de Opinião, o levantamento contém dados inconsistentes e desobedece a resolução 23.600/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que define as regras a serem cumpridas para análises desta natureza.

Entre os principais requisitos que não preenchem os termos definidos pelo TSE, no caso desta pesquisa para a majoritária em Campinas em 2024, estão a inconsistência nos dados referentes à renda, à escolaridade e à faixa etária dos entrevistados.

De acordo com a liminar da juíza Fernanda Silva Gonçalves, da 378ª Zona Eleitoral de Campinas, a aglutinação de dados realizada pelo Olhar Público promoveu distorção relevante nos dados percentuais, o que, por si só, justifica a proibição de divulgação do resultado da pesquisa, resultando, assim, em sua impugnação.

O descumprimento da decisão por parte do Correio Popular, que previa a veiculação do levantamento na edição impressa deste domingo (8/9), acarretará em multa de R$ 25 mil. Registrada no TSE sob o n° SP-02758/2024, a pesquisa chegou a ser publicada no portal do veículo de comunicação. O conteúdo, contudo, foi retirado do ar, após liminar deferida pela Justiça. O levantamento custou R$ 9 mil.

A determinação da 378ª Zona Eleitoral de Campinas atendeu a uma representação dos partidos Agir, Cidadania, PSDB, PDT, PMB e União Brasil, protocolada na sexta-feira (6/9).

Quaest

Levantamento Quaest divulgado em agosto  deste ano mostra que Rafa segue credenciado para disputar o segundo turno em Campinas. Candidato à reeleição, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) pontua 36%, enquanto Rafa tem 22%. 

Pedro Tourinho (PT) soma 16%. Angelina Dias (PCO) tem 2% e Wilson Matos (Novo) pontua 1% das intenções de voto. Indecisos são 8%, e brancos, nulos e quem afirmou que não irá votar em 6/10 somam, juntos, 15%.

Encomendada pela EPTV, afiliada da Rede Globo na região de Campinas, a pesquisa foi realizada presencialmente com 900 pessoas, entre 24 e 26 de agosto, com margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é SP-03299/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Quase 50 mil eleitores tiveram seu voto anulado porque digitaram 13 e não 50 para prefeito no 1º turno

Quase 50 mil eleitores paulistanos digitaram o número “13”...

Boulos aposta em Lula, Marta e mobilização de vereadores para virar votos em SP

Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo,...

Lula sanciona lei para ampliar produção de combustíveis sustentáveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta...

Vencedor em 251 prefeituras, PT se fortalece e supera as 183 da última eleição

A presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363