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segunda-feira, agosto 25, 2025

Segurança nas travessias: novo acesso ao Terminal Campo Grande recebe radares

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Para salvar vidas de pedestres e evitar sinistros (acidentes), a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) vai ativar um novo equipamento de fiscalização eletrônica na avenida John Boyd Dunlop, junto à travessia de pedestres que viabiliza o novo acesso ao Terminal BRT Campo Grande. A partir da próxima quinta-feira, 6 de fevereiro, o radar vai fiscalizar velocidade, avanço semafórico e parada sobre a faixa de pedestres.

A nova entrada, localizada no sentido bairro – Centro, foi aberta aos usuários no dia 22 de janeiro. Ela serve principalmente ao fluxo de pessoas gerado pela unidade educacional CEI Campo Grande (Espaço do Amanhã) – pais, estudantes e comunidade escolar. Na travessia, também foi ativado um semáforo, com botoeiras.

A fiscalização eletrônica já está presente no sentido oposto (bairro – Centro). A via apresenta velocidade máxima permitida de 50 km/h. Faixas informativas foram instaladas no trecho para alertar sobre a ativação do radar.

O excesso de velocidade foi responsável por 30% (14) dos 47 sinistros fatais registrados em 2024 e analisados pelo Comitê Vida no Trânsito. Entre 2020 e dezembro de 2024, essa região da avenida John Boyd Dunlop, próximo à rua Manoel Machado Pereira e ao Terminal Campo Grande, registrou 21 sinistros, sendo 13 com vítimas feridas, quatro atropelamentos, três sem vítima e um fatal. Mais adiante da avenida JBD, junto à rua Benedito Franco e à Estação BRT Nova Esperança, foram 45 sinistros, sendo 28 com vítimas feridas, 16 sem vítimas e um fatal.

Radar foi remanejado: número de pontos está mantido

A instalação foi viabilizada a partir do remanejamento de faixas do radar que ficava no cruzamento das avenidas Dr. Alberto Sarmento e Governador Pedro de Toledo. Não houve, portanto, ampliação do número de 144 pontos de fiscalização eletrônica ativos em Campinas.

O remanejamento de pontos vem sendo usado pela Emdec como estratégia para atender às novas demandas de reforço da segurança viária, a partir de equipamentos que estavam em regiões onde o papel fiscalizatório já foi cumprido. Em agosto de 2024, a estratégia foi usada em outro ponto da avenida John Boyd Dunlop, na altura da Praça Santa Catarina e rua Joaquim Vilac, na Vila Teixeira, também para reforçar a segurança dos pedestres após o registro de um atropelamento fatal na região.

Características da via

A avenida John Boyd Dunlop é a mais extensa de Campinas, com cerca de 15 km de extensão por sentido e 47 cruzamentos. Importante via de ligação com o distrito do Campo Grande, que tem 190 mil habitantes, ela corta cerca de 90 bairros, desde a Praça da Vila Teixeira até a entrada dos bairros Parque Valença e Santa Rosa. São cinco faixas por sentido na maior parte do corredor (duas por sentido, além do corredor exclusivo do BRT e das marginais).

Em 2024, circularam pela avenida JBD cerca de 60 mil veículos por dia, na soma dos dois sentidos de circulação. A medição considera os pontos de fiscalização eletrônica que registraram o maior fluxo.

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