17.1 C
Campinas
segunda-feira, junho 22, 2026
spot_img

Tribunais superiores vão reverter condenação de Lula, diz Marinho

Data:

Presidente do PT de São Paulo e ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana visitaram Lula em Curitiba

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, no final da tarde desta quinta-feira (29), em sua cela em Curitiba, a visita do presidente do PT de São Paulo e ex-prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, e do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Wagner Santana.

“Aproveitamos para chamar a atenção do STF e STJ da necessidade de um julgamento justo. Lula pede somente isto: ‘me julguem’. Temos certeza que, quando o mérito for julgado nas instâncias superiores, haverá reversão das decisões das instâncias que o julgaram e condenaram”, disse Marinho.

Segundo Santana, o ex-presidente está “indignado com a falta de compreensão de uma Justiça que quer persegui-lo”.

Em sua opinião, o Judiciário está “vacilando no tempo para avaliar e julgar corretamente os processos como tem que ser, respeitando a Constituição”. Em alguns momentos, acrescentou, “a Constituição foi rasgada para ele ser condenado e preceitos jurídicos foram ignorados para ele ser preso”.

Santana afirmou ter saído do encontro com “a certeza de que, se querem que ele baixe a cabeça, Lula jamais se curvará”. “É um homem que consegue, apesar da situação em que se encontra, nos passar esperança, força, determinação para continuar lutando pela sua liberdade.”

Segundo o sindicalista, Lula está “antenado, lúcido e consciente do que está acontecendo e da luta que vamos ter por direitos, contra uma sociedade de intolerância, de perda de direitos, de ataques à democracia”. Ele acrescentou: “Lutar por Lula livre é lutar contra essa sociedade intolerante e injusta que não queremos. O que não queremos para ele, não queremos para os brasileiros e brasileiras.”

Para Marinho, as expectativas da gestão de Jair Bolsonaro são de que ele vai agravar a situação deixada pelo “governo golpista que está dirigindo o Brasil nesse momento, de perseguição aos movimentos sociais e aos trabalhadores”.

O ex-prefeito de São Bernardo pediu um “mutirão de solidariedade e energia positiva” ao ex-presidente da República. “Queremos vê-lo onde ele mereça estar, junto do povo.”

Haddad

Em Nova York, no evento “Brazil Talk: O Brasil após as Eleições”, na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, o ex-candidato à presidência da República Fernando Haddad criticou a postura do presidente eleito, Jair Bolsonaro, em relação à política externa, como um “acoplamento quase que sem mediação, cego” aos Estados Unidos.

Nesta quinta, Bolsonaro bateu continência para o assessor de segurança de Donald Trump, John Bolton, ao recebê-lo em sua casa no Rio de Janeiro.

Haddad está nos EUA para o lançamento de uma coalizão internacional progressista idealizada pelo senador americano Bernie Sanders e pelo ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, neste sábado (1º), em Nova York. 

Entre terça (4) e quinta-feira (6), a senadora Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do PT, vai se pronunciar pela liberdade de Lula e denunciar as ameaças à democracia brasileira, durante reunião de partidos políticos dos países do Brics, em Tsuane, África do Sul. O Brics é formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e a própria África do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Planalto comemora avanço de Lula nas pesquisas, mas adota discurso de cautela para 2026

Aliados avaliam que crescimento do presidente nas intenções de...

Pesquisa Apex/Futura mostra Lula à frente de Flávio Bolsonaro em cenários de primeiro e segundo turno

Levantamento nacional aponta melhora na avaliação do governo federal...

Flávio Bolsonaro não emplaca no Nordeste, onde o presidente Lula foi vitorioso em vários estados. na eleição de 2022

Especialistas apontam que acordos regionais, mas não garantem engajamento...

Lula participa da Cúpula do G7 na França em meio a tensões comerciais com EUA e União Europeia

Presidente brasileiro chega ao encontro das maiores economias industrializadas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade