A transformação no mundo moderna reflete profundamente em nós. Os acontecimentos deixaram de ser localizado para no mínimo ser regionalizado. Isto exigem de nós está antenados e preparados para estas metarmofoses.
Brinco com meus colegas que eles passam as fronteiras de Coqueiral só de carros, mas já não é mais assim. Hoje é possível passar as fronteiras de nosso município com nossas virtudes, habilidades, atributos e até mesmo pelos desvios de conduta, que não é nada sugestivos.
As facilidades de locomoção, juntamente com a facilidade de propagação dos acontecimentos levaram a expansão de nossos tributos além fronteira. Para isto primeiro são necessária preparação, depois consciência destas mudanças em que facilitam em muitos nossa projeção dentro do circulo regional.
A propagação das noticias se vertigalisam de forma exuberantes. Por isto digo que na atualidade é melhor nascer com talento do que em berço de ouro. Hoje temos vitrines e os talentos não morrem mais no anonimato. Se expande, se projeta em proporções substanciosas. Vou além do circunscrito espaço de nossa terra natal.
Estas oportunidades oferecidas pelo mundo moderno exigem de nós um talento suado e em atividade permanente. Não o talento não lapidado, tosco sem aprimoramento ou aperfeiçoamento.. A subida exige de nós solidez nos passos, somente assim eles não irão retroceder. Caminhar pela frente e com desenvoltura.
Os êxitos são fragmentos dos acertos. Esta coletânea reunida serve de argamassa capaz de fortalecer e tornar-se perene nossas substanciosas conquistas. Umas coisas são os êxitos positivos e permanentes, outras são as publicidades de nossos defeitos ou realizações de adjetivos ilegais e imorais.
Como exemplo dos primeiros vemos que a ascensão meteórica do jogador Alexandre Pato do Internacional em que saiu do anonimato mundial em apenas noventa minutos, ou seja, uma partida. Mas importante mostrar que tanto suas habilidades como seus deslizes terão a mesmas projeções. A idolatria exige que o idolatrado mantenha suas virtudes em eternas evidências. O êxito não sobrevive no ostracismo, como também do passado exigem afinco permanente como também resultado permanente. Não digo que o sucesso é natimorto, mas tem seu ciclo bastante restrito. Sua permanência é mais laboriosa do que sair do anonimato inicial
Digo principalmente aos profissionais liberais e comerciantes que trabalhem com uma nova mentalidade. Lutar primeiro de sair do anonimato localmente e depois tentar expandir seus tributos além fronteiras. Este negócio de economizar ambição e você mesmo frear sua profissão são perfis dos dinossauros.
Para o êxito são necessários preparação, mas apesar disto ser indispensável não é suficiente. Uma mente aberta para raptar as oportunidades e deslanchar é preciso apenas trabalhar de costa, ou seja, de olho na região.
Digo que o novo perfil do homem moderno é viver localmente, mas se projetar no mínimo regionalmente. Sair do provincianismo maléfico e tentar abrir as portas da região.
Aqui em Coqueiral vivo extremamente satisfeito e não tenho inveja de quem está estudando economia em Harvard, pois os livros em que eles estão lendo lá, eu estou lendo aqui na Rua dos Porcos. Procuro ter um dia de guerreiro como também uma noite de poeta. Que substitui os grandes restaurantes e as grandes opções de lazer das metrópoles pelo nosso céu das madrugadas onde busco entretenimento que mim enche a alma.
JUAREZ ALVARENGA