18.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Controle sua ansiedade no ENEM

Data:

enemCom a chegada de setembro, o mês do estresse para o vestibulando, é provável que eles se encontrem desesperados com tantas decisões a serem tomadas e praticamente sozinhos, pois como os próprios pais dizem – faça as escolhas que vão te deixar feliz no futuro. Ai começa a dificuldade, o aluno acaba de sair de um período onde o direcionamento de sua vida era, até então, dado pelos pais, professores e instituições e agora passa a ser de total escolha e liberdade dos adolescentes. E liberdade implica em responsabilidade.

O psicólogo e consultor de cursinhos pré-vestibular Rafael Lourenço de Camargo, entrevistou e atendeu mais de 300 alunos para descobrir quais os principais motivos de aumento da ansiedade nos vestibulandos e como os estudantes podem minimizar o impacto da ansiedade e obter os resultados esperados. A coisa mais importante que descobriu foi que os alunos criam expectativas irreais sobre diversos assuntos no ano de vestibular. “A grande maioria dos alunos se via(m) preocupados e frustrados com pensamentos diários de ‘ameaças ou perigos’ frente ao futuro – questões de ansiedade antecipatória onde as incertezas da vida estavam sendo vistas como fracasso iminente e ameaçador; o que os deixavam com altos índices de stress e ansiedade”, observa Lourenço. “Parece que eles desejam de forma obsessiva obter respostas certas e seguras para todas as questões, não só as didáticas, mas também para as questões do momento de vida que estão passando”.

Os melhores cursos? Qual curso prestar? Qual instituição estudar? Perto ou longe de casa? Vou ter sucesso no futuro? Dinheiro ou realização pessoal? Como atender as próprias expectativas e ser feliz? Como atender as expectativas dos pais e professores? E ainda observar no calendário a chegada “do grande dia”: O Vestibular.

Para ajudar os vestibulandos, Lourenço usou as informações que coletou durante as entrevistas e atendimentos para formular estas 5 dicas:

1. Desejo sim! Dever não!

É muito natural, nós, seres humanos, termos desejos e esses se transformarem em metas de vida, motivo e motivação para realizar atividades. No entanto quando nossas preferências se transformam em obrigações, tudo fica mais difícil e desgastante. Isso acontece com qualquer área de vida. Queira muito mais não necessite, porque hoje é o vestibular, amanhã emprego, depois … e depois e depois. Desejar não tem fim aprenda a desejar.

2. Pense de forma prática

Se preocupe apenas com as coisas cotidianas, como entender tal matéria, arranjar tempo pra fazer redação semanalmente etc. Não transforme o conhecimento em matéria que cai no vestibular tenha prazer e curiosidade pelos assuntos que estuda.

3. Seja feliz hoje e aprecie

Surpreendentemente os vestibulandos acreditam que quando passarem no vestibular sua vida irá mudar radicalmente, não espere esse momento nem crie falsas expectativas em relação a esse evento. A sensação de conquista na maioria das vezes dura apenas alguns meses. O conhecimento popular está certo, “a gente só dá valor às coisas quando perde ou quando ainda não as tem”. Por isso não espere para ser feliz.

4. Assertividade funciona

Caso você esteja estressado e ansioso mesmo com as dicas acima, não guarde seus sentimentos consigo mesmo, compartilhe seus medos, preocupações, nervosismo e outros com seus pais e pessoas próximas. Não guarde até estourar agregando a sua pesada rotina de estudo dificuldades relacionais. Só estudar já é o suficiente.

5. Divirta-se com moderação

A abstinência de lazer e diversão no vestibulando é freqüente e necessária, porém a abstinência total é prejudicial. Só estudar o ano todo e não passar no vestibular é uma péssima experiência, que muitas vezes pode determinar escolhas. Deixar de sair aos sábados para agonizar na tentativa frustrada de estudo não é interessante. Mais vale 2 horas bem aproveitadas de estudo a 4 horas pouco aproveitadas. Mais vale 2 anos bem feitos de cursinho a 4 pouco aproveitados. Aproveite seu tempo. Não deixe de viver.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363