19.9 C
Campinas
sábado, outubro 18, 2025
spot_img

Clima seco leva São Paulo ao alerta máximo de incêndios e ameaça reservatórios

Data:

Defesa Civil aponta risco extremo em quase todo o estado; Vale do Paraíba, capital e litoral sul estão em nível de emergência. Reservatórios caem para 30,3%, limiar crítico de abastecimento

Por Sandra Venancio – Foto Rovena Rosa/Agencia Brasil

A persistência do clima seco e da baixa umidade colocou a capital e o interior de São Paulo em alerta máximo. Segundo a Defesa Civil Estadual, o risco de incêndios em vegetação permanece elevado em praticamente todo o território paulista, com diversas regiões já em situação de emergência.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

O alerta vermelho se concentra especialmente no Vale do Paraíba, na Região Metropolitana de São Paulo e no litoral sul, onde a combinação de ventos constantes e ar seco favorece a propagação das chamas. A nota da Defesa Civil ressalta que as condições críticas da estiagem exigem atenção redobrada das equipes municipais e estaduais

https://twitter.com/MonicaSeixas/status/1973876033720905741

A faixa leste do estado, incluindo o Vale do Ribeira e o litoral norte, deve entrar em situação de emergência nesta segunda-feira (6). A previsão é de melhora gradual a partir de terça (7), com recuperação mais sensível apenas na quarta-feira (8).

https://twitter.com/LilliunAzules/status/1827462901617029454

Neste domingo (5), foram registrados incêndios de grandes proporções em Presidente Venceslau, Presidente Prudente, Espírito Santo do Pinhal e Itapura. Apesar da gravidade, não houve registro de vítimas.

Além do impacto direto nas áreas de vegetação, a seca já compromete o abastecimento de água. Os reservatórios do estado têm perdido cerca de 0,3% do volume armazenado por dia e operam atualmente com 30,3% da capacidade total — patamar considerado crítico. Desde o dia 1º de outubro, o Sistema Cantareira, o maior do estado, está oficialmente em situação de emergência.

No cenário nacional, o Maranhão ultrapassou o Mato Grosso e lidera o ranking de queimadas em 2025, com 11.511 focos registrados até o momento, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Apesar de uma leve queda de 4% em relação a 2024, o estado é o único entre os grandes a não apresentar redução significativa desde 2022.

O Mato Grosso, que teve queda de 80% nos focos, ocupa a segunda posição, com 9.399 registros. Em terceiro está o Tocantins, com 8.849 focos e retração de 42% no comparativo anual.

De janeiro a outubro, o Brasil contabilizou 81.374 focos de incêndio — uma redução expressiva de 62% em relação a 2024, o menor número registrado na última década.

Reservatórios em queda

Além do impacto direto nas áreas de vegetação, a seca já compromete o abastecimento de água. Os reservatórios do estado têm perdido cerca de 0,3% do volume armazenado por dia e operam atualmente com 30,3% da capacidade total — patamar considerado crítico.

Desde o dia 1º de outubro, o Sistema Cantareira, o maior do estado e responsável pelo abastecimento de cerca de 7 milhões de pessoas, está oficialmente em situação de emergência.

Sistema de AbastecimentoCapacidade Atual (%)Situação
Cantareira29,8Emergência
Alto Tietê32,1Alerta
Guarapiranga34,5Atenção
Rio Grande31,0Alerta
Rio Claro33,7Atenção

Fonte: Sabesp / Defesa Civil do Estado – atualização de 6 de outubro de 2025

Queimadas no país

No cenário nacional, o Maranhão ultrapassou o Mato Grosso e lidera o ranking de queimadas em 2025, com 11.511 focos registrados até o momento, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Apesar de uma leve queda de 4% em relação a 2024, o estado é o único entre os grandes a não apresentar redução significativa desde 2022.

O Mato Grosso, que teve queda de 80% nos focos, ocupa a segunda posição, com 9.399 registros. Em terceiro está o Tocantins, com 8.849 focos e retração de 42% no comparativo anual.

EstadoFocos de incêndio (2025)Variação vs 2024
Maranhão11.511-4%
Mato Grosso9.399-80%
Tocantins8.849-42%
Pará6.327-60%
Bahia5.916-38%

Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), dados até 6 de outubro de 2025

Brasil tem o menor número de focos da década

De janeiro a outubro, o Brasil contabilizou 81.374 focos de incêndio — uma redução expressiva de 62% em relação a 2024, representando o menor número registrado nos últimos dez anos.

Mesmo com a melhora no cenário nacional, a situação no Sudeste e no Maranhão ainda preocupa autoridades ambientais, que apontam o avanço das queimadas sobre áreas urbanas e reservas naturais.

Fontes oficiais:

  • Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe)
  • Defesa Civil do Estado de São Paulo
  • Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)
  • Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)

Indicadores principais – 6 de outubro de 2025

  • Umidade relativa do ar: 20% a 25% em média
  • Temperaturas máximas: até 36°C no interior
  • Risco de incêndios: alto a crítico em 88% do território paulista
  • Volume médio dos reservatórios: 30,3%
  • Focos de incêndio ativos no país: 81.374

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Polícia Civil de SP destrói mais de 100 mil garrafas usadas em falsificação de bebidas alcoólicas

Vasilhames foram apreendidos durante operação da força-tarefa do Governo...

Concessionária Rota das Bandeiras inicia obras para implantação de retorno operacional no Tapetão, em Campinas

Dispositivo temporário será realizado no km 112, altura da...

Jantar de Kassab expõe desgaste de Tarcísio de Freitas com elite econômica

Governador é visto como “autossuficiente” e perde apoio de...

São Paulo confirma 28 casos de intoxicação por metanol; cinco pessoas morreram

Casos foram registrados na capital, em Osasco e São...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade