16.9 C
Campinas
quinta-feira, julho 9, 2026
spot_img

Tarcísio carioca critica Tebet e Marina por candidatura por SP e reacende o debate sobre domícilio eleitoral

Data:

Governador é carioca e se elegeu pois apresentou um domícilio eleitoral duvidoso; declarações geraram reações e lembraram sua própria trajetória eleitoral

<OUÇA A REPORTAGEM>

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), criticou as pré-candidatas ao Senado Simone Tebet (PSB) e Marina Silva (Rede) ao afirmar que ambas iniciaram suas carreiras políticas em outros estados. As declarações foram feitas durante um evento do Republicanos no interior paulista e divulgadas nas redes sociais. As pré-candidatas aparecem á frente das pesquisas para senadoras em SP.

Durante o discurso, Tarcísio afirmou que Simone Tebet fez carreira política em Mato Grosso do Sul e Marina Silva no Acre, acrescentando que ambas teriam recebido um “cartão vermelho” em seus estados de origem.

As declarações provocaram reações por retomarem um argumento que também foi utilizado contra o próprio Tarcísio na eleição de 2022. Nascido no Rio de Janeiro, o atual governador foi ministro da Infraestrutura antes de transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo e disputar, pela primeira vez, um cargo eletivo no estado, com apoio do então presidente Jair Bolsonaro.

Marina Silva já havia respondido a críticas semelhantes feitas anteriormente por aliados do governador. Ao anunciar sua pré-candidatura ao Senado por São Paulo, afirmou que esse tipo de argumento representa uma “visão misógina”, sustentando que homens oriundos de outros estados são recebidos de forma diferente das mulheres. A ministra também destacou sua relação com São Paulo, onde recebeu tratamento médico em momentos decisivos de sua vida, e afirmou que o estado tem tradição de acolher pessoas de diferentes regiões do país.

O debate ocorre em meio à articulação para a eleição ao Senado em 2026. Simone Tebet, natural de Mato Grosso do Sul, disputa pela primeira vez um cargo eletivo em São Paulo. Marina Silva, nascida no Acre, exerce atualmente mandato de deputada federal por São Paulo, para o qual foi eleita em 2022.

Até a publicação desta reportagem, Simone Tebet não havia se manifestado sobre as declarações do governador. O espaço permanece aberto para eventual posicionamento da senadora e dos demais citados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo Lula acusa Flávio Bolsonaro de traição à Pátria após atuação em audiência nos EUA

Secom repudia postura de senador em Washington e aponta...

Lula consolida vantagem e lidera cenários de 1º e 2º turnos, diz Meio/Ideia

Pesquisa mostra o atual presidente à frente no primeiro...

Lula promove mudanças no Planalto para reforçar equipe da campanha à reeleição

Fotógrafo Ricardo Stuckert deixa cargo na Presidência para comandar...

MBL interrompe aula magna de Fernando Haddad na Unicamp e confusão termina em agressões

Manifestantes ligados ao MBL e ao partido Missão interromperam...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade