Jovens são protagonistas no processo de organização e programação das atividades
Dando início em Campinas, às atividades da Semana de 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, acontece neste sábado, dia 15 de maio, na Emef Clotilde Barraquet Von Zuben, no Jardim Florence II, o evento “ADOLESCÊNCIAS – DAS VULNERABILIDADES À PARTICIPAÇÃO”. A iniciativa integra amplo projeto encabeçado pela TABA de Campinas e pelo Centro Camará de Pesquisa e Apoio à Infância e Adolescência, de São Vicente, no litoral paulista.
Aprovado pelo Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS da Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo, junto ao Centro de Saúde Florence e ao Sistema de Garantia dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, o projeto, iniciado em março deste ano, tem como principal objetivo promover o intercâmbio juvenil entre os dois municípios e fomentar ações que priorizem a reflexão e redução de vulnerabilidades às DSTs, AIDS, violência sexual, gravidez não desejada ou planejada, junto à população de adolescentes e jovens.
O evento deste sábado em Campinas é um marco para as atividades do projeto e contou com a organização de um grupo de 15 jovens da cidade. A programação, bem diversificada, envolve palestras, salas temáticas, mesa de debates, teatro, pré-lançamento de livro e apresentações dos projetos das instituições envolvidas com as ações da semana do dia 18 de maio. (consulte a programação abaixo).
Sobre o dia 18 de maio:
18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal nº. 9.970/2000, a partir de uma mobilização para evitar que o país esquecesse a morte trágica da menina Araceli, que foi violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, com apenas oito anos de idade, na cidade de Vitória, Espírito Santo.
Programação
09:00 – Credenciamento e Café da Manhã
09:30 – Abertura e Integração
Abertura Oficial do Evento e da Semana do dia 18 de Maio no Município de Campinas com representantes da TABA, Camará, UBS Florence, CMDCA, Centro de Referencia DST/AIDS.
Integração com Dança Circular.
10:00 – Salas Temáticas
Os participantes formarão grupos de aproximadamente 25 pessoas que circularão por Salas que abordarão temáticas relacionadas à Adolescência e Sexualidade, Violências Contra Crianças e Adolescentes, Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Prevenção as DST/ AIDS e Cidadania.
11:30 – Rodas de Debates Temáticos
Ainda em grupos de 25 pessoas ocorreram debates sobre os temas e as sensações das salas temáticas.
13:00 – Almoço
14:00 – Teatro: Bom ECA
Teatro construído por adolescentes do Cepromm
14:30 – Mesa de Debate: “O que o ECA tem com isso?”
Mesa com debatedores representantes da TABA, Camará, UBS Florence, Comissão da Rede ESCA , CMDCA, Centro de Referencia e Treinamento DST/AIDS e Adolescentes dos municípios de Campinas e São Vicente.
15:30 – Pré-lançamento do Livro: “Que tal dizer não: uma conversa se Adolescente para Adolescente”
16:00 – Feira de Projetos
Feira de apresentações de ações e projetos das Instituições envolvidas com a semana do Dia 18 de maio.
16:30 – Café da Tarde
17:00 – Encerramento
Serviço:
Data: 15 de maio, sábado
Local: Emef Clotilde Barraquet Von Zubem
Av. Nelson Ferreira de Souza, s/nº
Jardim Florence II
Horário: 09h00 às 17h00 horas
Inscrições:
Rafael Gandara Cavalcanti
TABA – Espaço de vivência e convivência do Adolescente
Fone: (19) 3232 0817 / 3305 0817
rafaelgandaracavalcanti@gmail.com




