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domingo, junho 8, 2025

Índice de mortos cai 42,4% no feriado de finados nas estradas paulistas

Data:

O índice de acidentes nas estradas paulistas caiu 11% neste feriado de Finados em comparação ao feriado de 2009. O índice de acidentes (IA) do último feriado foi de 1,0, contra 1,1 em 2009. O índice de vítimas fatais, nos 22 mil km de estradas estaduais, registrou uma diminuição de 4,7 para 2,7 de uma operação para outra, uma queda de 42,4%. O índice de feridos também caiu de 69,8 para 53,0, de um ano para o outro, uma redução de 24,2%. Neste feriado, em números absolutos: foram 1.248 acidentes, 34 mortos e 663 feridos.
 
Para esclarecer melhor,   o índice de acidentes (IA) não é o número absoluto de acidentes nas estradas . Ele é calculado levando-se em consideração, além dos dados quantitativos (absolutos), a extensão das rodovias, o volume diário médio de veículos (VDM) nas estradas e o período analisado. A metodologia, utilizada internacional que começou a ser discutida no Brasil na década de 1970, é necessária para que haja uma comparação tecnicamente correta.
 
Reforço nos recursos operacionais e fiscalização mais rigorosa
Várias medidas para manter as estradas seguras foram realizadas pelo DER, Polícia Rodoviária Estadual, Dersa e concessionárias no feriado de Finados. O esforço mútuo do Departamento de Estradas de Rodagem – DER, Dersa Desenvolvimento Rodoviário, de treze concessionárias de estradas, que envolveu 2.200 profissionais, além de 4 mil homens do Policiamento Rodoviário, órgão especializado da Polícia Militar do Estado, foi primordial para o sucesso da Operação. Esses tiveram ainda o apoio de outros órgãos da Polícia Militar, incluindo as unidades de policiamento de área da região de São José dos Campos e de Santos, os Comandos de Policiamento da Capital e Metropolitano, o 1º Batalhão de Polícia de Choque (ROTA – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), o 2º Batalhão de Polícia de Choque e o Grupamento de Radiopatrulha Aérea e batalhões que atuam nas cidades às margens das rodovias.
 
Em relação à fiscalização por parte dos policiais militares rodoviários nas estradas paulistas, houve intensificação no controle rígido de alcoolemia, de velocidade e na fiscalização de motocicletas, além de outros enfoques abrangidos durante a abordagem de veículos e motoristas. Foram lavradas 17.128 autuações por infrações de trânsito diversas em todo o Estado, sendo apreendidos 903 veículos, 309 carteiras de habilitação e 2.534 documentos de veículos por irregularidades. Quanto às questões de controle de alcoolemia, foram registrados 73 casos de embriaguez. Já no aspecto da prevenção e repressão criminal, 30,8 kg de drogas foram apreendidos.
 
Histórico
Os primeiros estudos para uma metodologia que pudesse efetivamente comparar os resultados de acidentes, baseando-se em quilômetros rodados, veículos em trânsito e acidentes, começaram em 1940 nos Estados Unidos e Europa. Em 1956, os estados americanos de Dakota do Sul, Virgínia e Texas  começaram a usar esse tipo de índice. Internacionalmente, o índice é conhecido como “Accident rate method”.  Além dos Estados Unidos,  outros países como Áustria,  Dinamarca, França e  Alemanha adotam índices semelhantes.  No Brasil, a metodologia começou a ser discutida em 1974. Desde 2005, o Departamento de Estrada e Rodagem vem aprimorando o índice, inclusive com a ampliação e melhoramento dos equipamentos de contagem de veículos, possibilitando a divulgação precisa nos últimos anos.

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