O novo acesso ao Distrito de Sousas será concluído no início do próximo ano. O prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, anunciou durante uma reunião com a presidência da concessionária Rota das Bandeiras, no dia 10 de dezembro, que a obra estará pronta em março de 2011.
A construção do novo acesso teve início em julho deste ano. Alair Roberto Godoy, secretário do Planejamento, esclareceu a participação da prefeitura na execução da obra: “Foi importante na emissão da licença ambiental, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e, ainda, por ceder uma área pública para que a nova alça de acesso fosse construída”.
A nova rota vai desafogar a Rodovia Heitor Penteado e a Avenida Antônio Carlos Couto de Barros (entrada para o Distrito de Sousas). Cerca de 100 mil moradores e frequentadores da região, que usam a Rodovia Heitor Penteado para chegar aos distritos, serão beneficiados com a construção do novo acesso.
Concessionária realiza plantio para compensação ambiental das obras
Ainda no dia 10, a Concessionária Rota das Bandeiras realizou o plantio de 11.477 mudas no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A ação é parte do processo de compensação ambiental referente às obras de construção do viaduto de acesso à Sousas.
O plantio contou com o apoio de 35 alunos do 4º ano da Escola Estadual Professor Adiwalde Oliveira Coelho, de Campinas. Foram plantadas diferentes espécies de mudas, entre elas: araçá amarelo, aroeira pimenteira, pau viola, bacupari, ipê branco e jenipapo.
Segundo a Concessionária, para cada árvore atingida pelas obras de melhoria e modernização do Corredor Dom Pedro, são plantadas 25, em cumprimento ao seu programa de compensação ambiental. “O plantio de árvores gera inúmeros benefícios para a preservação do meio ambiente, como a captura de carbono da atmosfera, a elevação da umidade do ar, maior controle de erosão e maior penetração de água no subsolo”, destacou Sandra Camargo, responsável pela área de meio ambiente da Rota das Bandeiras.