30.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Figurinha Carimbada, de Márcio Araújo, estréia no Teatro Alfa

Data:

A cia. Pocilgas &Cia. estréia no Teatro Alfa, em 5 de abril, às 17h30, seu novo espetáculo Figurinha Carimbada, baseada no livro que leva o mesmo nome, de autoria de Márcio Araújo. A temporada vai até 1 de junho. No elenco, Márcio Araújo, Miró Parma e Tânia Paes.

As histórias

Figurinha Carimbada conta a história de cinco meninos espertos, engraçados, levados e determinados – Cauê, Guilherme, João, Marquinhos e Ícaro – que apesar da pouca idade, descobrem a perda – seja de algo ou de alguém. Com a pureza e a sinceridade que toda criança tem, cada um deles encontra uma maneira inteligente, divertida e amadurecida de enfrentá-la. Cauê não tem mais a companhia constante de Caio e a distância constrói um laço forte de uma verdadeira e sincera amizade. Guilherme, lá do interior, é praticamente obrigado a aceitar a despedida do amigão Tór e encontra na recordação uma maneira gostosa de matar a saudade. João, um menino desajeitado, despenteado e gracioso, com apenas 10 anos se vê perdido e encontra no colo do pai o conforto e o companheirismo para toda a vida. Marquinhos sente falta do apoio dos pais em busca de seu sonho, mas no final, a persistência e algumas peripécias, rendem a confiança dos pais. E Ícaro, passa a enxergar com as mãos, com a audição, com o olfato e principalmente, com o coração. São histórias de meninos que o destino faz encontrar.

As escolhas do tema e do nome

O autor Márcio Araújo escreveu mais de 500 roteiros infantis para a tv e, apesar da vontade, nunca teve a permissão de abordar o tema “perdas”. O autor pesquisou muito para escrever cada história. Conversou com veterinários, cegos, pianistas, pedagogos, crianças e também se baseou em sua própria vida. Quando tinha 5 anos de idade perdeu o irmão em um surto de meningite. Márcio diz ter um pouco de cada personagem e nenhum deles ao mesmo tempo. “Fui andar sozinho por aí, de ônibus, atrás de meus sonhos como o ‘Marquinhos’; amava o teatro e escrevia peça como o ‘Ícaro’; brincava muito sozinho, como o ‘João’; tive um amigo que usava óculos e mancava no pré-primário chamado ‘Rubens’ como o ‘Cauê’; queria ser o melhor na escola (não na mesma medida que ele) como o ‘Luiz Felipe’; era falante e corria por todo o canto, como o ‘Guilherme’ e o cachorro que ganhei quando tinha cinco anos morreu na porta do meu carro, aos dezenove”.

Márcio Araújo faz questão de ressaltar que não é uma peça triste. “Esse tema é importante e no teatro a discussão pode ser mais ampla”. O nome ‘Figurinha Carimbada’ é algo do universo infantil que muitas pessoas colecionam até hoje e também porque esses meninos são figurinhas carimbadas pelo destino.

Mil facetas

Márcio Araújo é autor, ator, diretor, produtor e ainda assina figurino, música e cenário em parceria com outros profissionais. ”Quero acompanhar o nascimento desse filho. No teatro se a gente cuida vira uma obra de arte. Uma jóia”. Essa não é a sua primeira experiência. Em 92 escreveu um monólogo onde fazia sete personagens no palco e mais nove no vídeo. Em ‘Figurinha Carimbada’, Márcio interpreta os cinco meninos que, em algum momento, se encontram. “Nesse momento eles viram bonecos”.

Bonecos

Naná Lavander criou bonecos para o ‘Ilha Rá-tim-bum’ e o ‘Cocoricó’. No teatro assinou a criação dos bonecos do ‘Guarda-Roupa de Histórias’ e agora também assina para o ‘Figurinha Carimbada’.

Elenco

Além de Márcio Araújo. Tânia Paes – atriz, cantora, toca sanfona e piano e Miro Parma – ator e percussionista.

Músicas compostas

São oito músicas feitas especialmente para a peça e mais alguns temas da música clássica. O cantor e compositor Tato Fischer assina as letras em parceria com o autor Márcio Araújo.

Arranjos

São de Dagoberto Feliz que acabou de ser indicado ao Prêmio Shell pelo trabalho de ator em ‘Palhaços’.

Surpresa

O público poderá ver seu nome na peça. Há ainda uma surpresa na historinha do Ícaro que será vista de uma forma completamente sensorial. No final da peça, já no saguão do teatro, as crianças terão a chance de tocar em cada um dos cinco meninos. O programa da peça também reserva uma surpresa gostosa e bem divertida para ser apreciada em casa.

FICHA TÉCNICA – FIGURINHA CARIMBADA

Autor – Márcio Araújo

Elenco – Márcio Araújo, Miró Parma e Tânia Paes

Assistente de direção e coordenação de movimentos – Adriana Salcedo

2ª assistente de direção – Marina Bianco

Música Composta – Tato Fischer

Letras – Tato Fischer e Márcio Araújo

Direção Musical – Dagoberto Feliz

Arranjo do Hip hop – Bret Fluit

Orientação de Cenário – Sílvia Gandolfi

Cenário – Márcio Araújo

Ilustrações – Renato Alarcão

Assistente Visual – Tiago Fernandes

Programação Visual – Márcio Araújo

Adereços – Luciene Grecco – Oficina de cenografia

Bonecos – Naná Lavander

Figurinos – Marcelo Baião e Marcio Araújo

Cenotécnica – Z4 Cinevideo – Zé Elias

Projeto de Luz – Miló Martins

Fotos – Silvia Machado

Produção – William Gibson, Daniele Gomes

Assistente de Produção – Marina Bianco e Adriana Salcedo

Direção e Idealização – Márcio Araújo

Realização – Pocligas & Cia Produções Artísticas Ltda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Clássico “A Cigarra e a Formiga” está de volta ao Teatro Carlito Maia

O clássico infantil "A Cigarra e a Formiga" volta...

Espaço Cultural Maria Monteiro recebe musical infantil Dom Rabito

O Espaço Cultural Maria Monteiro, que fica na Vila...

Sia Santa fará oito apresentações de musical infantil em quatro locais da cidade

A Companhia de Teatro Sia Santa fará oito apresentações...

Prefeitura de Campinas recebe recursos de 7 bilhões da Lei Aldir Blanc

A Prefeitura de Campinas recebeu do governo federal os recursos...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363