Uma série de eventos em prol da boa visão foi organizada pela diretoria da Associação Banco de Olhos de Campinas (Aboc) em comemoração aos 30 anos de fundação da entidade. Uma das ações será a distribuição – gratuita – de armações de óculos para pessoas que forem pessoalmente à sede da Aboc, que fica na Irmandade Misericórdia (Santa Casa de Campinas – Rua Benjamin Constant, 1.771, no Cambuí), a partir do dia 25 de julho (segunda-feira). Segundo a presidente da entidade, Maria Letícia Barros e Gonçalves, o mais caro quando o assunto é fazer os óculos é a armação. “O custo da armação é cerca de 70% do custo dos óculos; a lente é o mais barato”, afirma. Estudos do CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia) demonstram que metade da população precisa usar óculos e a falta de correção pode trazer sérios prejuízos à visão. Ainda assim, sabe-se que muitas pessoas não têm acesso à correção visual. As armações serão distribuídas de segunda à sexta-feira, sempre das 14 às 17h.
Fazem parte das comemorações também uma missa de ação de graças na capela da Irmandade Misericórdia, palestra aberta ao público, além de almoço com renda revertida para os trabalhos da Aboc. A finalidade da entidade com essas iniciativas é divulgar seu trabalho, que tem como objetivo a prestação de serviços na prevenção à cegueira.
Fundada em 31 de julho de 1981, por membros sócios do Lions Club International e por um grupo de oftalmologistas da região, a Aboc realiza ainda, campanhas de conscientização acerca dos problemas de visão e, também, a divulgação sobre a importância da doação de córnea e esclarecimentos à população.
A entidade mantém há seis anos a campanha intitulada “Quero te Ver”, que tem o objetivo de conscientizar a população acerca da doação e transplante de córneas. “A campanha já orientou muita gente, mas pretendemos continuar trabalhando na divulgação de informação, porque a população muitas vezes não sabe as condições para a doação da córnea; além disso, a fila de espera para receber córnea sempre tem muita gente aguardando”, afirma a presidente da Associação. Para a campanha, o publicitário João Bosco, da agência de propaganda de Campinas Sociedade Ilimitada, que vem criando as peças desde o início dos trabalhos, elaborou nova logomarca para continuidade da divulgação. Dessa vez, a peça também privilegia os 30 anos da entidade.