Fusão entre Azul e Trip resulta na 3ª maior companhia aérea brasileira

Data:

As empresas brasileiras Azul e Trip anunciaram nesta segunda-feira a fusão entre suas operações, que resultará na terceira maior companhia aérea do país com uma parcela de mercado próxima de 15%.

O acordo foi divulgado hoje em entrevista coletiva pelo fundador e presidente de Azul, o empresário americano de origem brasileira, David Neeleman, junto com o presidente do Conselho de Administração da Trip Linhas Aéreas, Renan Chieppe, e o presidente-executivo da companhia, José Mário Caprioli.

De acordo com o acordo assinado nesta segunda será criada uma “holding” controladora que se chamará Azul Trip S.A. e terá como presidente do Conselho de Administração Neeleman, enquanto Caprioli coordenará a integração das duas companhias aéreas, informou a Azul em comunicado.

“Estamos muito felizes ao anunciar nossa fusão. Tenho grande admiração pela Trip, nossas culturas são muito parecidas”, disse Neeleman. A nova empresa operará somente voos nacionais e terá uma frota de 112 aeronaves, das quais 62 serão de Azul e 50 da Trip. As duas ainda esperam aumentar o total de aviões para 120 neste ano.

Juntas, as duas companhias cobrirão 316 rotas a 96 cidades brasileiras e operarão 837 voos diários, equivalentes a 29% do total do país. “Vemos na Azul uma sócia que tem os mesmos ideais e visão de negócios”, disse Ciprioli, que ressaltou ampliação da competitividade de ambas a partir da fusão.

A operação tem que ser aprovada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Fundada em 2008 como uma companhia de baixo custo por Neeleman, a Azul alcançou em setembro do ano passado o terceiro lugar entre as companhias aéreas brasileiras, atrás da TAM e Gol.

A empresa chega a 48 destinos brasileiros com mais de 400 voos diários e uma frota de 54 aviões, composta por 42 aeronaves da Embraer 190 e 195 com capacidade entre 106 e 118 passageiros, assim como por 12 ATR com 70 assentos.

Já a Trip, fundada em 1998, é a mais importante empresa de aviação regional, com uma frota de 58 aeronaves que chegam a 84 destinos com 437 voos diários. A frota da companhia é formada por 20 aviões Embraer 175 e 190 para 86 a 110 passageiros, e 38 ATR com capacidade entre 48 e 68 viajantes.

Desde setembro de 2008, a companhia aérea americana Skywest possui 20% do capital social da Trip.

Enquanto a Azul tem atualmente 10,2% da parcela de mercado, a Trip possui 4,16%. Dessa forma, a união das duas empresas consolidará o grupo Azul Trip no terceiro lugar com 14,36% do total.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Simples Nacional: empresas têm até 30 de setembro para pedir adesão ao regime em 2027

Prazo foi antecipado por causa da reforma tributária. Empresas...

Receita paga R$ 1,24 bilhão em restituições do Imposto de Renda nesta segunda-feira

Quarto e último lote regular de 2026 beneficia 521.935...

Durigan atribui alta da dívida aos juros, mas dados fiscais mostram que a conta tem mais de um componente

Ministro da Fazenda afirma que o endividamento cresce principalmente...

IPCA-15 registra deflação de 0,40% em agosto, puxada por energia, combustíveis e alimentos

Prévia da inflação oficial acumula alta de 3,09% no...
José Luiz, morador do Imperial Parque, foi localizado dentro do rio na noite de sábado (12), nas proximidades do coreto de Sousas; segundo os remadores, vítima apresentava sinais de...