Italiano, filho de Agostinho e Eufrosina, Carlos Giometi nasceu em 11 de Abril de 1876, na cidade de Toscana. Veio para o Brasil, sozinho, com 16 anos. Aqui, instalou-se na pequena cidade de Mineiros, estado de São Paulo, com uma fábrica de macarrão e outra de bebidas. Não se adaptou e resolveu mudar para Campinas, onde passou a trabalhar na indústria de bebidas Colúmbia.
Com a prática que adquiriu nesse ramo, mudou-se para Joaquim Egídio, onde instalou uma pequena indústria no gênero, denominada “Fábrica de Bebidas Garuti”, nome do seu sócio.
Carlos foi convidado, então, para ser químico da indústria Dal Porto, no Arraial. Aceitou o convite do proprietário da destilaria, Lourenço Dal Porto, e mudou-se.
Em 1897, casou-se com Eliza Tizoto, com quem teve quatro filhos. Com a doença prolongada de sua esposa, Carlos Giometi retornou à Itália em busca de auxílio de seus familiares. Seis meses depois, com a morte de Eliza, Carlos Giometi retornou ao Brasil, direto para o Arraial, local considerado por ele como sua terra natal.
Sete anos depois, casou-se com Elvira Caffagi, com quem teve dez filhos. Começou a trabalhar no armazém de secos e molhados, propriedade do irmão de Elvira. Honesto e incansável, Carlos Giometi foi um dos baluartes do comércio sousense e proprietário de grandes fazendas. Todas as suas propriedades produziam café, algodão e milho, dando, assim, ensejo para que muitas famílias rurais, com seus trabalhos, também progredissem.
Um grande incentivador do progresso social, político e religioso do Arraial, Carlos Giometi foi Presidente da “Societá Italiana Lavoro e Progresso”, um dos fundadores da “Sociedade Dançante Flor de Sousápolis” e recebeu o título de Sócio Benemérito, pela construção da Sede Social.
Militou-se na política local, desempenhando os cargos de Membro do Liretório do Partido Republicano Paulista, foi sub-prefeito em 1929 e em várias gestões de diferentes políticos. Além do cargo de sub-delegado de polícia e Juiz da Paz. Naturalizou-se brasileiro por sua própria vontade.
Carlos Giometi faleceu em 6 de Dezembro de 1958, em Sousas. Um ano depois, o Prefeito Municipal de Campinas promulgou uma rua com seu nome no distrito. A homenagem foi feita no bairro de Nova Sousas.
Carlos Giometi
Data: