Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que, durante os meses de frio, as internações nos hospitais públicos do Estado de São Paulo sofrem um aumento de 68% em comparação com os meses de calor. Com a chegada do inverno, aliado ao clima seco, os problemas respiratórios como pneumonias, gripes, rinites, sinusites, alergias e resfriados se agravam.
O levantamento foi feito com base nas internações durante o ano passado. Para se ter uma idéia, em janeiro de 2008, o número de internações por doenças do aparelho respiratório foi de 9.467. Em julho, onde temos geralmente o pico do inverno, esse número saltou para 23.629 internações.
Para amenizar os problemas causados pelo frio e pelo tempo seco, é fundamental manter a higiene doméstica, evitando o acúmulo de poeira e banhos com água muito quente, além de dormir em locais arejados. Além disso, consumir frutas e verduras ricas em vitamina C e beber bastante água durante o dia ajudam.
É importante lembrar também que é nessa época do ano que retiramos as roupas mais quentes e as lãs dos armários, o que pode desencadear um processo alérgico, devido a presença de ácaros em roupas guardadas há bastante tempo. Para evitar isso, é muito importante lavar essas peças antes de usá-las.
“Medidas como essas colaboram para melhorar a qualidade de vida nos dias frios. Assim como no verão, o inverno também exige alguns cuidados. São medidas simples, mas que fazem toda a diferença.”, afirma o médico pneumologista e coordenador Estadual de Saúde, Ricardo Tardelli.