15.9 C
Campinas
quinta-feira, novembro 14, 2024

O perigo do chocolate para os cães

Data:

Estrela da comemoração, o chocolate pode trazer sérios riscos para a saúde dos cães.
Estrela da comemoração, o chocolate pode trazer sérios riscos para a saúde dos cães.

A Páscoa é uma das comemorações mais esperadas do ano, pois tem como ingrediente principal o chocolate, item que agrada crianças e adultos, mas que apesar de ser inofensivo para os humanos, pode trazer sérios riscos para a saúde dos cães.

O chocolate chama a atenção dos animais por ser palatável. Porém, o consumo do item pode causar intoxicação e até mesmo a morte dependendo da quantidade ingerida.  “O chocolate possui em sua composição a teobromina e a metabolização dessa substância no organismo dos cães é diferente (mais lenta) o que a tornam perigosa”. Em grandes quantidades, a teobromina causará arritmias cardíacas, excitação, vômito, diarreia e náuseas”, explica a Médica Veterinária e Gerente de Produtos da Unidade Pet da Ceva, Priscila Brabec.

Na Páscoa, o risco de intoxicação aumenta, pois o estoque de chocolate nas casas costuma ser maior, o que facilita o acesso do cão ao item, seja por conta de uma migalha encontrada no chão, ou até mesmo por um pedaço oferecido pelo tutor. Porém, a intoxicação pode ocorrer mesmo que o animal consuma pequenas porções de chocolate. “A quantidade tóxica não precisa ser ingerida de uma única vez, pois a teobromina pode permanecer no organismo por até 6 dias. Por isso, o cão pode se intoxicar mesmo que consuma pequenas quantidades diárias”, comenta Priscila.

O tamanho do cão também influência, geralmente a intoxicação é mais comum em cães de pequeno porte. Além disso, filhotes e animais jovens também costumam ser mais afetados, pois sua curiosidade natural faz com que a busca por alimentos diferentes seja maior. Por isso, criar uma rotina e estabelecer hábitos corretos para a alimentação do cão é importante para evitar esse comportamento.

Para os tutores que desejam agradar os cães na data, o ideal é que sejam oferecidos snacks e alimentos indicados para cães e sempre consultar um médico veterinário. “É importante sempre buscar orientação do médico veterinário sobre os alimentos que podem ser indicados para os cães”, finaliza Priscila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Transporte público: Emdec reforça frota da linha 231, a partir da quarta-feira, 13/11

Após monitoramento da demanda de passageiros, a Empresa Municipal de...

Emdec mantém serviços essenciais e libera Ciclofaixa Taquaral / Norte-Sul no feriado

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém...

Flamengo vence Atlético-MG e fica com título da Copa do Brasil

O Flamengo garantiu o título da Copa do Brasil...

Polícia investiga manipulação de resultados no futebol carioca

A Polícia Civil cumpre, nesta segunda-feira (11), 11 mandados...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363