27.9 C
Campinas
quinta-feira, maio 7, 2026
spot_img

Procon-SP notifica Associação de Cartões de Crédito

Data:

Qual o benefício do novo sistema para o consumidor e, em casos de inadequação, quais providências serão adotadas pela ABECS.

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, notificou a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS) a prestar esclarecimentos sobre o sistema de parcelamento com juros no cartão de crédito – “crediário no cartão” – lançado recentemente pela instituição.

A empresa deverá informar qual a diferença entre o sistema tradicional de parcelamento com juros em vigor no mercado e essa nova modalidade “crediário no cartão” e se a última já está sendo oferecida aos consumidores; se há intenção de substituir a modalidade já existente por esse novo crediário; se a máquina do cartão apresentará em sua tela informações ao consumidor de forma clara e completa (opções de simulação, valor final da compra e valores à vista, a prazo e de cada parcela).

Deverá ainda explicar como será estabelecida a taxa de juros para essa nova modalidade; se, sendo estabelecida pela própria instituição financeira baseada nas informações internas (por exemplo, perfil de risco), o consumidor mais vulnerável não ficará prejudicado; qual o benefício do novo sistema para o consumidor e, em casos de inadequação, quais providências serão adotadas pela ABECS.

O pedido de esclarecimento feito pela fundação visa resguardar os direitos dos consumidores e garantir que não sejam prejudicados. A associação tem 48 horas para apresentar resposta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Banco Central corta Selic para 14,5% ao ano em meio a incertezas externas no Oriente Médio

Decisão unânime do Copom ocorre sob impacto da guerra...

Receita cria restituição automática de até R$ 1 mil para quem não declarou Imposto de Renda

Novo modelo, chamado de “cashback”, deve beneficiar cerca de...

Dólar recua ao menor nível em dois anos sob efeito de incertezas nos EUA

Movimentos da política externa de Donald Trump impulsionam fluxo...

Governo estuda liberar FGTS para quitar dívidas em novo pacote de crédito

Medida em análise pela equipe econômica pode beneficiar famílias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade