As obras do Corredor BRT (Bus Rapid Transit, Ônibus de Trânsito Rápido) Ouro Verde provocam novas alterações de trânsito a partir desta terça-feira, 22 de setembro, na região do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti, no Parque Itália. O tráfego de veículos será totalmente interditado no cruzamento das avenidas Prefeito Faria Lima e Amoreiras, afetando o sentido Túnel Joá Penteado.
Os trabalhos neste trecho começaram no dia 25 de agosto, quando houve interdição parcial do cruzamento e estreitamento da Avenida Prefeito Faria Lima. O acesso aos hospitais Mário Gatti e AME (Ambulatório Médico de Especialidades) será garantido.
A medida é necessária para execução de pavimento de concreto que se ligará às faixas exclusivas já implantadas na Avenida das Amoreiras. A expectativa inicial é que o bloqueio total se estenda por cerca de dez dias.
A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) programou desvio. Os motoristas que vêm do Centro com destino ao Túnel Joá Penteado deverão prosseguir pelas vias Aquidaban, Waldemar Paschoal e Monsenhor João Batista Martins Ladeira e acessar a Avenida Prestes Maia (sentido Anhanguera / Santos Dumont). Em seguida, deverão acessar a saída para a Marginal do Piçarrão, seguindo pela Avenida Prefeito Magalhães Teixeira e Dr. Ruy de Almeida Barbosa.
A rota também é válida para os motoristas que vêm do Centro e da região da Ponte Preta com destino ao Ouro Verde. Na Avenida Prefeito Magalhães Teixeira, devem utilizar a alça de acesso à Avenida Prefeito Faria Lima para chegar à Amoreiras.
Não haverá alteração para os motoristas que vêm do Túnel Joá Penteado (Vila Industrial) com destino à Avenida Aquidaban. Apenas uma faixa de rolamento da Avenida Prefeito Faria Lima está liberada ao tráfego neste trecho. A transposição da Amoreiras ocorre por meio de retorno provisório, na altura da sede dos Patrulheiros.
Ao longo do período de duração das obras, a velocidade máxima praticada na Avenida Faria Lima é de 40 km/h. A frente de obras integra o trecho 1 do Lote 3 do Corredor BRT Ouro Verde, que liga a região central até o Terminal Campos Elíseos.
Transporte
Vinte e duas linhas de ônibus, que circulam na região, terão o itinerário temporariamente alterado pela interdição. São elas: 118, 121, 125, 131, 133, 140, 141, 142, 153, 154, 161, 162, 163, 164, 199, 213, 213.1, 228, 317, 382, 404 e 502.
O ponto de ônibus localizado em frente ao Hospital Dr. Mário Gatti será temporariamente desativado. Os usuários terão como alternativas o ponto existente na marginal da Avenida Prestes Maia, na altura da Casa da Criança Paralítica; e o ponto provisório localizado na Avenida das Amoreiras, na altura da sede dos Patrulheiros. O ponto localizado em frente à Policlínica segue ativo para atendimento da linha 173.
Agentes da Mobilidade Urbana monitoram o trânsito e orientam os motoristas na região. As dúvidas da população podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”, na opção 8.