Formado por presidentes de Câmaras Municipais de Região Metropolitana de Campinas (RMC), o Parlamento Metropolitano vai ganhar uma linha direta com o governo estado. O governador Geraldo Alckmin, disse nesta quinta-feira, dia 18 de julgo, em reunião com representantes do Legislativo, no Palácio dos Bandeirantes, que vai enviar técnicos para as reuniões do Parlamento e, desta forma, responder às demandas da região com mais rapidez e maior segurança.
“Queremos participar das reuniões do Parlamento porque muitas das demandas apresentadas ali dizem respeito diretamente ao governo estadual. Por conta disso, vamos disponibilizar técnicos para dirimir dúvidas, fazer esclarecimentos e trazer as propostas locais para que o governo possa atuar”, explicou o governador, no encontro que manteve com os presidentes das Câmaras de Campinas e Hortolândia, respectivamente, Campos Filho e Paulo Perreira Filho – ambos, vice-presidentes do Parlamento da RMC.
“Dependendo da situação, eu mesmo me disponho a conversar com os vereadores e participar das reuniões”, acrescentou o governador na audiência, que contou também com a presença do presidente da Associação dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Miziara.
“É muito bom para o Parlamento e bom para a região de Campinas, que tenhamos um canal direto de comunicação com o governo do Estado. Isso vai agilizar os processos e poderemos dar respostas mais rápidas à população”, disse Campos Filho. “Essa disposição do governador, mostra a importância que o governo dispensa ao Parlamento que é, na verdade, o representante mais próximo do cidadão”, acrescentou Paulo Pereira.
No encontro, os presidentes levaram uma série de demandas a Alckmin. Uma delas foi a ampliação da extensão do trem metropolitano até Campinas. Hoje, o trem faz a última parada em Jundiaí. Campos Filho lembrou ao governador sobre a importância de o trem chegar a Campinas e dos benefícios que vai proporcionar às populações de municípios como Louveira, Vinhedo, Valinhos, além de Campinas. Campos pediu celeridade na conclusão do estudo técnico da ampliação, cujo tempo estimado é de 14 meses. “Solicitamos ao governador que empreenda esforços para reduzir esse tempo”, explicou.
Os vereadores pediram ainda a conclusão do projeto de extensão do Corredor Noroeste que pretende ligar Campinas a Santa Bárbara D’Oeste. O projeto prevê a construção de 32 quilômetros de corredores de ônibus, com 28 paradas, a partir de Hortolândia, passando pelas cidades de Sumaré, Nova Odessa, Americana e Santa Bárbara. De acordo com o planejamento original, a extensão deveria estar concluída em março de 2014, mas permanece à espera da licitação.
Os presidentes conversaram também sobre a segunda delegacia seccional em Campinas, a ser a ser instalada na Região do Campo Grande.
A próxima reunião do Parlamento Metropolitano está marcada para o dia 12 de agosto, quando o presidente do colegiado, vereador Lorival Messias, de Valinhos, deverá definir o lançamento da campanha CPTM Campinas – que pretende discutir justamente a possibilidade de extensão dos serviços da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Jundiaí até Campinas. O encontro vai discutir ainda a ampliação de propostas sobre o modal ferroviário de passageiros na região, com a presença de especialistas.