28.9 C
Campinas
quinta-feira, setembro 19, 2024

Tutti Buona Gente Semana da comunidade italiana

Data:

Semana da comunidade italiana reune imigrantes, descendentes, curiosos e amantes das artes

Por Ana Paula de Souza
Foi realizada em Campinas, de 16 a 21 de abril, a 13ª Semana da Comunidade Italiana. Para os amantes das tradições e também das artes, um programa agradável e cheio de surpresas.
Fizeram parte do roteiro duas inaugurações: um mural histórico (com fotografias de imigrantes) e a Praça Giuseppe Garibaldi (antiga praça da Matriz de Santana). Foram realizados, também, um sarau, uma missa em italiano e, para fechar, a famosa Spaguettata. “Todos os eventos, desde a inauguração do mural até a spaguettata, foram um sucesso”, comenta de maneira animada Franco Cacioppolini, idealizador da Semana Italiana e também vice-Presidente da Casa D´Itália.
Na sexta-feira, dia 20, Campinas recebeu o Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Marco Marsilli, que participou de vários eventos. O primeiro da lista foi um encontro com o Prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, do PDT. Na seqüência, uma visita à Societá Italiana Lavoro e Progresso, onde chegou por volta das 17h30. Um evento com bastante emoção e direito à dança folclórica, ballet com ênfase na música italiana e um coquetel de encerramento. “Eu fiquei muito feliz e satisfeito por ter recebido o Cônsul aqui em nossa sede. Foi uma grande oportunidade para colocarmos uma placa que homenageia os 200 anos de nascimento de Giuseppe Garibaldi”, comenta o Presidente da Societá, Vittorio Palumbo, que emocionado se pronunciou em italiano durante a passagem de Marsilli por Sousas.
E, mesmo por dentro do cronograma das atividades, Palumbo ficou surpreso ao assistir uma das apresentações. “Eu nunca esperava ver parte da Traviata, com duas artistas que apresentaram muito bem”. O número comentado por Palumbo trata-se de uma coreografia de ballet montada pela bailarina Cleide Makena.
Após algumas declarações e a inauguração da placa com dedicatória ao bicentenário de Giuseppe Garibaldi, Marsilli deixou a Societá e seguiu para a Casa D´Itália, cuja recepção também foi regada de cultura.
Com direito à dança folclórica, a Casa D´Itália promoveu um sarau. Vários artistas, em um total de 20 apresentações, puderam mostrar a cultura italiana através da voz, violinos e dança. A sala com capacidade para 80 pessoas ficou lotada. Outras 30, aproximadamente, permaneceram em uma escadaria do lado de fora.
O fechamento se deu com a tradicional Tarantela, apresentada por um grupo de adolescentes alunos do Instituto das Artes Luana Lopes. “O sarau foi uma coisa muito boa. Abriu com uma crônica sobre Roma porque o Cônsul é de lá e depois fechou com chave de ouro. Foi a Luana que nos agraciou com um número muito bonito”, orgulha-se Cacioppolini.
Mas não foi apenas o organizador da semana italiana e o público em geral que ficaram satisfeitos com o resultado. As dançarinas e participantes do fechamento, Amana Nascimento Passarinho, 14, e Desireé de Moraes, 15, confessam gostar da Tarantela por se tratar de uma dança animada e alegre. “Fiquei mais animada do que nervosa. Depois que a gente terminou eu até queria dançar de novo”, relata Amana.
O grupo coordenado pela dançarina Luana Lopes participa da semana italiana desde 1999; é o único a apresentar o estilo em Campinas e região. “Eu me sinto bem em fazer parte da comunidade italiana para continuar a tradição. É uma forma da cultura não morrer”, diz a dançarina.
Em todos os lugares pelos quais passou, o Cônsul italiano foi recebido de maneira festiva. Os eventos foram abertos ao público em geral, de todas as descendências. “Uma vez que a cultura italiana está introduzida na cultura brasileira, é importante para todos”, finaliza Palumbo.

1 COMENTÁRIO

  1. precisaria de informção do grupo que participou dançando neste evento.
    email e telefones
    meu telefone: 11-9702-6321

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

As Famílias de imigrantes italianos em Sousas e Joaquim Egídio

As Famílias   Família Bertazolli Giuseppe Bertazolli imigrou para o Brasil no...

Comunidade italiana elege nova diretoria

A Società Italiana Lavoro e Progresso realizou as eleições...

Rossini assume a presidência da Casa D’Itália

Autor da lei que criou a Semana Italiana no...

Exposição retrata aspectos da vida dos emigrantes italianos

O Memorial do Imigrante, instituição ligada à Secretaria de...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363