Todos os anos a Società Italiana reúne as crianças para apresentação de peça teatral
Epifania é um termo grego, que quer dizer “manifestação”. Significa manifestação de Deus a todos os povos da Terra, através do nascimento do menino Jesus, na gruta de Belém. Da popularização do termo Epifania originou-se o nome Befana, festa que comemora a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.
Befana era uma fada assim imaginada pelas crianças: uma velhinha de cabelos brancos, com um lencinho na cabeça, vestida de trapos. Usava nos pés, sempre tamancos ou sapatos furados. As costas eram recobertas por um grande chalé escuro, sobre o qual se destacava um grande saco cheio de guloseimas e presentes.
Passava seu tempo a preparar pequenos brinquedos para as crianças boas e “carvão” para as marotas. Na noite entre cinco e seis de janeiro ela aparecia cavalgando em uma vassoura ou montada no burrinho. Entrava nas casas pela chaminé, para deixar doces e brinquedos às crianças que se comportavam bem durante o ano que passou e “carvão” para as mais “agitadas”. Como parte dos preparativos, as crianças penduravam uma meia, geralmente em local próximo à lareira ou na janela, onde “La Buona Vecchietta”, infalivelmente, deixaria: balas, doces, caramelos, chocolatinhos, nozes, avelãs, figos secos e um pouco do tal “carvão”, que, na verdade era um doce imitando carvão. Não deveriam se esquecer de colocar sobre a mesa, pratos com comida, frutas e um pouco de vinho para a “vecchietta”. Na porta de entrada da casa, deveriam deixar capim ou feno para que o burrinho também pudesse se alimentar.
Na manhã seguinte, quando da abertura das meias, os pais explicavam às crianças que ela trouxe um pouco de carvão, porque foram um pouco marotas, mas trouxe doces porque haviam sido boas. Assim, a Societá Italiana Lavoro e Progresso vem desde o ano 2000 revivendo com festa uma antiga tradição que deve ser preservada, pois além de ajudar a educar a criança, é uma bela lenda que chegou até nós através dos imigrantes italianos, nossos antepassados.
A festa acontecerá dia 3 de janeiro de 2009 às 20 horas, na sede da Società Italiana Lavoro e Progresso. A entrada é franca e cada participante deve levar um prato de doce, salgado ou refrigerante.
Serviço:
Programação:
Nascimento do Jesus menino
Chegada dos Reis Magos
Chegada da Befana distribuindo doces para as crianças
Confraternização entre os participantes
La Befana
Discesi dal lettino
Son là preso Il camino
Grandi occhi estasiati
I bambi affaccendati
A metter La scarpetta
Che invita La vecchietta
A portar chicche e doni
Per tutti i bambi buoni
Ognun chiudendo gli occhi
Sogna dolci e balocchi
E Dori Il piú piccino
Accosta Il suo visino
Allá grande vetrata
Per veder La sfilata
Dei Magi su nel cielo
Nella notte di gelo
Quelli passano intanto
Nel lor gemmato manto
E li guida uma Stella
Nel cielo La piú bella
Che risione incantata
Nella notte stellata.
Guido Cozzano