Projeto integra do programa de formação de Jovens
Empresários da ONG Ação Forte
Preparar e inserir jovens no competitivo mercado de trabalho. Com este objetivo, a Organização Não-Governamental (ONG) Ação Forte, constituída por funcionários da Fort Dodge Animal e com apoio das empresas Microsiga Campinas e Grupo Joinder & Jobs iniciou em outubro de 2000 um trabalho junto à comunidades carentes da periferia de Campinas para preparação e conscientização do seu papel transformador como cidadãos junto à sociedade. Um dos resultados desse trabalho foi a recente montagem de uma mini-empresa de bijouterias, pelos próprios alunos participantes do curso, na qual são feitos produtos e comercializados em indústrias e círculos de amizade.
A constituição da empresa faz parte de um módulo após o qual os jovens tiveram uma introdução ao mundo dos negócios, apresentação de noções básicas de economia, mercado e administração de empresas. O módulo é dividido em quatro áreas – Recursos Humanos, Marketing, Finanças e Produção. Todas as sextas-feiras os voluntários, executivos e funcionários da empresa financiadora deste projeto, se dedicam a ensinar conceitos nessas áreas para os participantes. Entre as empresas que apóiam e o projeto e cedem colaboradores voluntários estão a Microsiga – da área de gestão de software empresarial –, através do Instituto de Oportunidade Social (IOS) e o Grupo Joinder & Jobs – de gerenciamento de carreiras.
Após aprenderem as noções do mundo corporativo, os jovens foram incentivados a montar uma empresa e geri-la de forma eficiente e eficaz. O item escolhido por eles para ser produzido foi bijouteria. Desde agosto eles se dedicam à produção e vendas das peças, desenvolvimento de uma estratégia de marketing e a conquista de clientes. Em 5 de dezembro, contabilizados os resultados da experiência, eles irão se formar e receber diploma.
“O mais interessante é que é tudo real. Nunca pensei que poderia criar e coordenar um negócio próprio”, explica Rosana Moreira Nogueira, presidente da mini-empresa, 15 anos e moradora do Bairro Vila Boa Vista, periferia de baixa renda de Campinas. Segundo Élide Augusto, coordenadora de Projetos Sociais da Ação Forte, o diferencial do projeto é a realização e condução na prática de uma mini-empresa. “Mais que conhecimentos teóricos sobre o mundo dos negócios, os alunos vivenciam a administração de uma empresa e com isto adquirem responsabilidade ao perceberem que suas decisões refletem bem ou mal nos destinos da empresa. Dessa maneira, eles desenvolvem habilidades específicas, além do estimular o empreendedorismo.”, afirma.
Além dos conceitos empresariais, os alunos participam de outros módulos como aulas de informática, inglês, português, matemática, conceitos de cidadania e apoio psicológico. Para o presidente do Grupo J&J, Jackson Soares, todas as ações no sentido de formação de jovens oriundos de comunidades carentes não devem se restringir apenas à formação. “É preciso prepara-los para que eles conquistem suas oportunidades”, disse.
___________________________________
Jovens da Casa Sant´Ana vão estudar na Itália
É grande a expectativa de 14 jovens da Casa Sant´Ana, instituição filiada à Arquediocese de Campinas que atende adolescentes e famílias de baixa renda, vão embarcar para a Itália com o objetivo de estudar culinária mediterrânea. Eles ficarão estudando 15 dias em Serra Mazzoni, província de Modena na Scuola Alberghiera di Serramazzoni, na Itália. Todos os jovens são aprendizes como ajudantes de cozinha e ajudantes de garçom”, diz a coordenadora da Casa Sant´Ana, Acir Montanhur. Ela explica que este ano, 34 jovens estão freqüentando o curso, dos quais 27 já estão empregados. “Temos orgulho de ver que esses jovens estão tendo a oportunidade de aprender uma profissão e que podem ir muito longe”, afirma a coordenadora.
A coordenadora conta que essas bolsas de estudos foram conseguidas através de uma voluntária italiana, Sra. Maria Suzy Bonfiglioli que levou o projeto desenvolvido pela entidade para o prefeito de Serra Mazzoni, no ano passado. “O prefeito ficou encantado com o nosso trabalho e doou 14 bolsas de estudos aos nossos jovens para que eles pudessem se aperfeiçoar em gastronomia, além de conhecer outro país, outro idioma e outra cultura”, acrescenta. As bolsas de estudos são para 14 jovens e um acompanhante da entidade e incluem o curso de culinária mediterrânea durante 15 dias em tempo integral, hospedagem e transporte local. Destes 14 jovens que participam do curso, nove que foram escolhidos são da turma do ano passado e cinco da turma deste ano.
Histórico da Casa Sant´ Ana
O Aprendizado Doméstico Sant\”Ana foi fundado em 1936 com o nome de Associação de Asilo Sant\”Ana, com a finalidade de ser um asilo para meninas carentes. Eram formadas em trabalhos domésticos como corte e costura, trabalhos manuais e culinária.
As alunas eram encaminhadas para trabalhos domésticos em casas de famílias da cidade e também encaminhadas para escolas secundárias e escolas de enfermagem.
Em 1953 foi alterado o nome para Aprendizado Doméstico Sant\”Ana e passou também a atender outras jovens da cidade com os cursos oferecidos e continuou o trabalho de colocação das meninas abrigadas em cursos e trabalhos.
Nos anos 70 a entidade deixou de ser abrigo com alunas internas e passou a ser um pensionato para moças e mantendo seus cursos para meninas da comunidade.
Em 1997 a Casa passou a atender as Pastorais Sociais como a Pastoral da Criança, do Menor, Operária e o atendimento a adolescentes e famílias.
_____________________________________
Brinde solidário é uma boa
opção para presente de Natal
Grupo Primavera, uma Ong que atende 260 meninas de Campinas, interior de S,P lança a coleção Cissi Ciranda. Um belo presente e uma excelente ação solidária
A Oficina de Produção Artesanal do Grupo Primavera está funcionando a todo vapor para fazer a nova coleção de bonecas da entidade. Trata-se da coleção Cissi Ciranda, que é composta por 12 encantadoras bonecas Fofinhas (modelo exclusivo do Grupo Primavera), que é confeccionado por mulheres que já passaram pela entidade.Os brindes solidários representam uma boa opção de presente, tanto para empresas como para pessoas físicas, além de contribuir para causas sociais.
O Grupo Primavera é uma ONG- Organização Não Governamental, fundada em 1981, que tem como missão “Formar Mulheres de amanhã”, empreendendo trabalho sócio-educativo, para meninas adolescentes de baixa renda, moradoras do Jardim São Marcos e região dos Amarais, em Campinas (SP). Seu programa de educação complementar atende 260 meninas de 11 a 17 anos, visando sedimentar valores (respeito, pontualidade, colaboração, participação, organização e iniciativa) e desenvolver habilidades e competências das usuárias para sua inserção social e profissional.
Com o trabalho realizado na Oficina de artesanato, que produz o brinde solidário, a entidade chega a confeccionar até 1200 bonecas por semana. Os brindes solidários são uma grande fonte de renda para a ONG.
Parte da receita que sustenta a entidade provém da venda de artigos artesanais confeccionados nas oficinas de produção do Grupo Primavera que são gerenciadas e operacionalizas por jovens formadas na entidade.
Para adquirir o brinde solidário basta acessar o site www.gprimavera.org.br ou pelo telefone (19) 3246.0021
EVENTO PROMOVE DIVERSÃO PARA AS CRIANÇAS
NO FINAL DAS FÉRIAS E ARRECADA DOAÇÕES PARA
A ASSOCIAÇÃO HOSPITALHAÇOS
Com o objetivo de entreter crianças e adolescentes neste final de férias e também despertar neles o espírito de voluntariado, Campinas será palco do Universo Norma, um evento inédito no Brasil. De 21 de janeiro a 5 de fevereiro uma carreta com diversas atrações e brincadeiras estará nos estacionamentos de dois shoppings da cidade. Através de doações o evento vai arrecadar livros, brinquedos e material escolar para a Associação Hospitalhaços e os participantes poderão ainda concorrer a prêmios NORMA, além de curtirem as diversões.
Com sua sede administrativa instalada em Campinas desde o final de 2005, a NORMA, empresa do Grupo Carvajal (uma das mais importantes multinacionais da América Latina) investe em pesquisas com grupos de crianças, jovens e adolescentes para avaliar as tendências, necessidades e aspirações desses exigentes consumidores. Sempre buscando qualidade e inovação a empresa tornou-se líder de mercado em cadernos e acessórios escolares.
E é com esse histórico que o Universo Norma ganha um ambiente cheio de cores, texturas e sentidos, através dos temas de suas capas de caderno. Uma carreta com quase 30 m² totalmente adesivada com o tema dos cadernos das linhas Kiut e Jean Book estará estacionada nos Shoppings Parque Dom Pedro e Iguatemi (em semanas alternadas) e aberta à visitação. No interior da carreta a cenografia vai retratar o Universo Norma, com imagens que remetam às capas dos cadernos, numa ação que irá aproximar seu público consumidor ao fabricante e suas inspirações.
O universo Kiut será idealizado em um ambiente que lembra um jardim, feminino e colorido enquanto o universo Jean Book será mais jovem e descontraído, com tecidos jeans, musicas e luzes e um espaço interativo com duas estações de videogames, onde os participantes poderão jogar.
Monitores estarão no local, entretendo as crianças e adolescentes com o resgate da antiga brincadeira do origami, uma dobradura utilizada como recurso pedagógico, com as atividades oferecidas, como um Quiz de perguntas que irão valer prêmios NORMA e aplicações de tatuagens de hena e tererê nas crianças. Serão duas semanas de muita diversão e solidariedade.