O segundo domingo do mês de maio tornou-se tradicionalmente o dia daquelas que são as mais reverenciadas das mulheres, as mães. Do lado econômico, a data é considerada a segunda maior do comércio varejista, perdendo apenas para o Natal, que representa o maior volume de vendas do ano, com uma participação de mais de 20% de todo o período.
O Dia das Mães do ano passado movimentou cerca de R$ 365 milhões em Campinas e R$ 550 milhões na RMC, valores esses, movimentados nas compras de presentes e lembranças, sendo que, para este ano, a perspectiva dos comerciantes é de que esses números cresçam 9%, com um faturamento de R$ 398 milhões em Campinas e R$ 600 milhões na RMC.
Em termos percentuais, essa taxa de 9% é a mesma do ano passado que permaneceu nesse mesmo patamar mais por força da baixa expansão da economia, a partir de 2012, com o impacto do aumento da inflação e a elevação na taxa de câmbio, apesar do incentivo na concessão de empréstimos com juros menores.
A expectativa para o Dia das Mães 2013 (12 de maio) é a aquisição de presentes de maior valor agregado, principalmente os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, seguidos do vestuário e calçados. Floricultura, perfumes, cosméticos e produtos de higiene, que ganharam importância para o embelezamento das mães também fazem parte da lista.
Como se trata de um presente especial para uma pessoa amada, o campineiro e demais consumidores da região devem gastar mais este ano, projetando um aumento no valor médio do presente – que no ano passado foi de R$ 195,00 – para R$ 212,00, uma elevação de 8,72%.
“Sem dúvida, as mães, além desses presentes de maior valor merecem nosso respeito, amor e dedicação pela sua grande responsabilidade na formação da família brasileira”, ressalta Laerte Martins, economista da Associação Comercial e Industrial de Campinas.