Há quatro décadas, o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) atua como um elo solidário entre os permissionários da Ceasa Campinas (Centrais de Abastecimento) e comunidades em situação de vulnerabilidade social em diversas regiões do estado de São Paulo. A iniciativa promove o combate à fome, garante o acesso contínuo à alimentação saudável e ainda contribui para a redução do desperdício de alimentos e do impacto ambiental.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Campinas, o ISA também realiza a distribuição de alimentos para pacientes com agravos à saúde que estão em acompanhamento médico em hospitais e Centros de Saúde (CSs) da rede pública do município.
Essas pessoas recebem suporte alimentar direcionado, contribuindo diretamente para a melhora do quadro clínico por meio de uma dieta mais equilibrada e nutritiva.
“O programa visualiza a questão da desigualdade social e oferece suporte para essas famílias que estão em regiões de alta vulnerabilidade”, explica Camila Monteiro Gonçalves Dias Silva, coordenadora da Saúde do Adulto do município.
“Quando a família tem acesso a alimentação de qualidade, com legumes, frutas e verduras frescas, isso contribui para a saúde física e bem-estar familiar, melhora a qualidade de nutrição que está diretamente relacionada à saúde”, afirmou.


Programa Caixa Variada
Atualmente, o programa Caixa Variada, coordenado pelo Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), atende 51 famílias em situação de vulnerabilidade social, beneficiando mensalmente cerca de 119 pessoas. Esse número pode variar de acordo com a demanda e com a avaliação técnica realizada pelas unidades de saúde e pela equipe de serviço social do ISA. O processo de cadastramento de novos beneficiários considera a condição socioeconômica da família, além de laudos médicos, nutricionais e assistenciais, garantindo que o apoio alimentar chegue a quem realmente necessita.
“O ISA tem um diferencial na forma como faz a seleção e o atendimento das famílias indicadas pela rede. Eles estudam o caso de cada paciente individualmente e montam cestas com alimentos mais apropriados para cada situação específica de saúde”, destacou Camila Monteiro.
“Como profissional de saúde, sempre reforço que o alimento é a fonte de energia do nosso corpo, portanto quanto mais alimentos de alta qualidade nutricional, melhor será a nossa saúde.”
O papel do ISA na atenção alimentar e nutricional
Responsável por captar, selecionar, higienizar e distribuir alimentos excedentes da comercialização do Mercado de Hortifrútis da Ceasa Campinas, o instituto destina esses alimentos a famílias e instituições sociais cadastradas. Também realiza ações emergenciais, doações pontuais a bancos de alimentos, além de outras frentes pensadas por equipes técnicas de serviços sociais.
Outras ações promovidas pela ISA são oficinas periódicas de aproveitamento integral do alimento nas comunidades. “O ISA ainda tem a preocupação de ensinar as famílias sobre como aproveitar integralmente os alimentos, evitando o desperdício por meio de oficinas”.
Essa abordagem gera um impacto social e ambiental, trabalhando questões como desigualdade social, alimentação saudável direcionada para cada grupo em regiões consideradas em desertos alimentares, além da conscientização sobre consumo responsável.
“Transformamos o que seria descartado em oportunidade, saúde e dignidade. Fortalecemos vínculos, garantimos direitos e contribuímos para a construção de uma rede de proteção social efetiva”, afirmou Carolina Becaro, coordenadora do ISA.