Uma exposição que explora a história do distrito de Barão Geraldo está aberta no Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas até a próxima terça-feira, 19 de maio. A mostra foi montada por Warney Smith Silva, Sérgio Fernandes e Tiago Rosini, sintetizando a fase inicial da formação do distrito em oito banners expostos.
A exposição apresenta o caminho que levou o distrito a ser criado, usando o nome da Estação Barão Geraldo, que teve seu prédio inaugurado em 1926, ano em que o dono das terras ao lado da Estação, o italiano Plinio Aveniente, repartiu seus 22 alqueires em várias chácaras. Anos depois, em 1949, elas se tornariam os bairros centrais de Barão Geraldo, sendo a Estação sua principal referência.
O sociólogo e historiador Warney Smith Silva conta um pouco sobre a importância da exposição para a história. “A importância dessa exposição é resgatar a formação do bairro rural que surgiu a partir da fundação da Estação Barão Geraldo em 18/9 de 1926. A partir desse ano o vendeiro italiano Plinio Aveniente repartiu seus 22 alqueires em várias chácaras e assim surgiu a vila rural que ficou conhecida pelo nome da Estação. Depois da chegada da Rhodia em 1942, os moradores passaram a lutar por melhorias e ‘progresso’ urbano. Incluindo a elevação a distrito, indústrias, equipamentos públicos etc, inclusive lutaram pela vinda da Unicamp”.
O prédio da antiga Estação completa 100 anos em 2026. “Seria fundamental a preservação dela no futuro como referência para quem deu o nome ao local”, afirma Warney, que busca pelo tombamento do prédio, para preservar sua história.
Serviço
Data: aberta até dia 19/5
Terça a sexta das 9h às 18h30
Sábado das 10h às 16h
Fechado aos domingos e feriados
Local: MIS Campinas
Endereço: Rua Regente Feijó, nº 859
Entrada gratuita
MIS Campinas recebe exposição sobre a formação do distrito de Barão Geraldo
Data: