Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas irá exibir, nesta quarta-feira, dia 23 de julho, e na quinta, dia 24, a Semana Audiovisual Campinas. Nos dois dias os filmes serão apresentados às 19h30. Na quarta-feira, o tema será “Ficção Brasil 2009” e o MIS exibirá o documentário Profissão MC, dirigido por Alessandro Buzo e Toni Nogueira. Na quinta, o tema é “Debate Web Televisionado” e será exibido o documentário “Tiraram Minha Casa, Tiraram Minha Vida”, dirigido por Carlos Pronzato.
A entrada no MIS é gratuita e nesta quarta, após a exibição do documentário ocorrerá um debate sobre produções independentes como narrativa e voz social. O Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS) localiza-se na Rua Regente Feijó, nº 859, Centro, no Palácio dos Azulejos.
Profissão MC (Duração: 52 min)
Profissão MC conta a história de um rapper na periferia que num momento delicado de sua vida, desempregado e com a namorada grávida, recebe duas propostas: uma para entrar no tráfico de drogas e outra para seguir apostando no rap. É um filme sobre oportunidades, ou falta delas. Este filme não captou um único real para ser produzido e pretende ser exibido em várias comunidades pelo Brasil.
Tiraram Minha Casa, Tiraram Minha Vida (Duração: 47 min)
A neblina do amanhecer de 22 de janeiro de 2012 deu lugar à fumaça das bombas arremessadas contra a população de Pinheirinho, bairro popular que surgiu a partir de uma ocupação em São José dos Campos, São Paulo. As terras pertecem a um milionário especulador, que por 30 anos nunca as utilizou nem pagou impostos. Mas o Estado, ao invés de prendê-lo ou confiscar as terras, perdoou boa parte da dívida e devolveu-lhe o terreno, expulsando as mais de 1.800 famílias que ali estavam desde 2004. Este documentário narra os percursos de uma luta contra um Estado que não é de todos, mas apenas de uma minoria.