O prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou na manhã desta quarta-feira, 5 de fevereiro, da abertura da oficina que dá continuidade à adesão do município à iniciativa Estratégia Alimenta Cidades. O evento ocorreu no Salão Vermelho do Paço Municipal e foi promovido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional, junto à Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).
A Estratégia Alimenta Cidades é uma iniciativa coordenada pelo Governo Federal, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã, que busca ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis nos municípios brasileiros. Campinas está entre as 60 cidades selecionadas para a implementação do programa, que conta com a coordenação da Caisan.
O evento tem como objetivo promover um espaço de diálogo e cocriação entre representantes governamentais, sociedade civil e demais atores locais, visando aprofundar e finalizar o diagnóstico situacional da agenda alimentar urbana e das políticas, programas e ações de Segurança Alimentar e Nutricional. A oficina também busca construir um entendimento comum sobre os desafios e oportunidades do município e identificar prioridades para a definição da rota de implementação da Estratégia Alimenta Cidades.
A representante do Instituto Comida do Amanhã, Elizabeth Carmelita Moura Affonso, ressaltou a parceria entre a Organização da Sociedade Civil e a Prefeitura de Campinas na implementação da estratégia Alimenta Cidades. Ela destacou ainda a importância da construção conjunta e concluiu: “Não há modo mais efetivo de tomada de decisão do que tomar decisão com base em dados concretos e com diagnóstico bem feito”.
A iniciativa envolve a realização de oficinas presenciais para análise de diagnósticos situacionais, identificação de desafios e oportunidades, e construção de ações personalizadas para cada município. O programa prioriza um diálogo intersetorial envolvendo setores como saúde, assistência social e agricultura, garantindo políticas públicas sustentáveis e adaptadas às realidades locais.
“No último ano, o Banco de Alimentos arrecadou aqui na Ceasa mais de 411 mil toneladas de alimentos, que foram distribuídos às 121 entidades cadastradas no programa. Isso reforça nosso compromisso social com a alimentação digna e o combate à fome. Esperamos que esse encontro intersetorial promovido pelo workshop da estratégia Alimenta Cidades traga soluções concretas para fortalecer ações de combate à insegurança alimentar em Campinas. A Ceasa tem orgulho de ser uma grande aliada nessa missão tão importante!”, afirmou Walquyria Majeveski, presidente da Ceasa Campinas.
Ações de promoção da Segurança Alimentar e Nutricional em Campinas
A prefeitura de Campinas mantém diversas ações permanentes de combate à fome. As principais são:
● A cidade distribui mensalmente cerca de 23 mil refeições no Refeitório da Cidadania e em serviços da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social,
● Beneficia aproximadamente 6.500 pessoas com o Cartão Nutrir,
● Atende 25 mil cidadãos pelo programa Renda Campinas,
● O Projeto Viva Leite contempla 2.800 famílias,
● As hortas comunitárias, espalhadas pelo município, somam 207 voltadas à segurança alimentar e ao fortalecimento comunitário,
● O Programa Municipal de Alimentação Escolar entrega diariamente 60 toneladas de alimentos para a merenda escolar, o que significa 280 mil refeições por dia,
● O Banco Municipal de Alimentos coleta produtos para entregar às entidades assistenciais cadastradas no município pela SMDAS. O programa atualmente beneficia 32 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Confirma mais iniciativas municipais em https://campinas.sp.gov.br/sites/segurancaalimentarenutricional/carta-de-servicos.