18.8 C
Campinas
quarta-feira, maio 27, 2026
spot_img

PF aponta ‘coincidência temporal’ entre encontros de Cláudio Castro e aportes bilionários no Banco Master

Data:

Investigação da Operação Compliance Zero detalha sincronismo entre reuniões do governador do RJ com o banqueiro Daniel Vorcaro e repasses de R$ 3,69 bilhões do Rioprevidência

O magistrado destacou que há uma “elevada probabilidade” de que o grupo componha uma organização criminosa de alta complexidade. Foto Joedson Alves/Agencia Brasil

🎙️ [Áudio: Clique aqui para ouvir o boletim completo sobre os desdobramentos da Operação Compliance Zero]

A Polícia Federal (PF) identificou uma “elevada coincidência temporal” e um claro sincronismo entre os encontros privados do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, com o banqueiro Daniel Vorcaro, e aportes financeiros bilionários realizados pelo Rioprevidência no Banco Master.

Fique por dentro das redes

🟢 Siga o nosso canal no WhatsApp e acompanhe em tempo real as atualizações desta operação, os bastidores políticos do Rio de Janeiro e as principais decisões do STF. [Clique aqui para entrar no grupo].

A avaliação consta na decisão do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou a deflagração da nova fase da Operação Compliance Zero. Segundo o documento, os investigadores mapearam reuniões consecutivas seguidas por volumosos repasses de recursos da previdência estadual fluminense para a instituição financeira.

Para a PF, a relação entre o governador e o banqueiro extrapolou os limites institucionais:

“Não se limitou a contatos institucionais. Havia um vínculo pessoal estreito, marcado por encontros frequentes, inclusive em ambientes privados e no exterior, custeados pelo banqueiro”, sustenta o relatório da investigação.

Essa proximidade, de acordo com as autoridades, teria pavimentado o “alinhamento político necessário” para viabilizar os investimentos e forçar mudanças estruturais profundas na cúpula do Rioprevidência — órgão responsável pelo sustento de aproximadamente 237 mil aposentados e pensionistas civis e militares do Estado do Rio de Janeiro.

Mudança de perfil e pressa em credenciamento

Os investigadores apontam que, após a reestruturação interna do fundo, os novos gestores romperam com a política historicamente conservadora que orientava os investimentos do Rioprevidência. O relatório elenca uma série de graves irregularidades no processo:

  • Velocidade incomum: Credenciamento acelerado do Banco Master junto ao fundo.
  • Apagão técnico: Ausência de análises estruturadas e falta de comparação com outras alternativas mais seguras de mercado.
  • Desrespeito a alertas: Manutenção dos aportes financeiros mesmo após seguidos alertas emitidos por órgãos de controle e fiscalização.

Um dos marcos cronológicos destacados pela PF ocorreu no dia 4 de outubro de 2023. Nesta data, Eucherio Lerner Rodrigues assumiu a diretoria de investimentos do Rioprevidência. No mesmo dia, de forma simultânea, o Banco Master protocolou seu pedido de credenciamento oficial junto ao fundo.

A partir desse ponto, as aplicações investigadas dispararam. Ao todo, o Rioprevidência destinou R$ 3,69 bilhões ao Banco Master, divididos entre Letras Financeiras e fundos estruturados vinculados ao grupo. Quando regras regulatórias começaram a travar a compra de Letras Financeiras, os gestores teriam redirecionado o dinheiro para fundos privados do banco para contornar as restrições da lei.

Esquema bilionário

Ao analisar o material enviado pela Polícia Federal, o ministro relator André Mendonça foi categórico sobre a gravidade das evidências coletadas até o momento. O magistrado destacou que há uma “elevada probabilidade” de que o grupo componha uma organização criminosa de alta complexidade.

“Há elevada probabilidade de que os investigados integrem um amplo, estável e bem estruturado esquema de corrupção e lavagem de dinheiro criado para o desvio de uma cifra bilionária do Rioprevidência”, afirmou o ministro Mendonça em seu despacho.

A nova fase da Operação Compliance Zero avança agora na coleta de depoimentos, perícias bancárias e análise de materiais apreendidos para delimitar a responsabilidade direta de Cláudio Castro, Daniel Vorcaro e dos ex-diretores do fundo no suposto esquema.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Lula decide reapresentar Jorge Messias ao Senado para vaga no STF após rejeição

Decisão foi debatida com auxiliares no Alvorada; aliados apontam...

Caso de voo pago em dinheiro vivo envolvendo o senador Veneziano Vital do Rêgo chega ao STF

Inquérito da Polícia Federal aponta uso de aeronave não...

Nova fase da Operação Sem Desconto mira fraude de descontos indevidos em aposentados do INSS

Ação conjunta da Polícia Federal e CGU cumpre 31...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade