20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

O Atibaia: Um Rio Encantado

Data:

“Salve, o Atibaia tá vivo / Mesmo estando ferido,
Ele ainda respira.
Salve, o Atibaia tá vivo/ Mesmo tão maltratado,
Dá sinais que tá vivo.
Quem conhece o Atibaia / Sabe o bem que ele faz
(…) Pescador tá pescando/ Um dedinho apontando
Tem peixinho pulando / Tem criança brincando”.
(Edu Passeto, “Atibaia Encantado”)

O rio que passa pelo Distrito de Sousas, correndo de sudeste para noroeste, que contribuiu para o estabelecimento de um povoado e abastece a cidade de Campinas, o rio Atibaia, “mesmo estando ferido”, “mesmo tão maltratado”, ainda está vivo, ainda respira. Suas águas cristalinas de outrora, presentes nas descrições do bucólico “Arraial dos Souzas”, eram utilizadas nas demarcações geográficas naturais do próprio Arraial:
“Suas divisas fazem parte da fazenda de Avelino Teixeira, à beira do Atibaia e no limite com Itatiba, até a fazenda de Franklin Nogueira, descem pelo Jaguary até a fazenda Macaco Branco, seguem pela estrada até o espigão que desagua para o Atibaia, na Fazendinha; continuam pelo mesmo espigão até a estrada velha de Itatiba, perto da fazenda da baronesa de Atibaia; dahi, por essa estrada, até a ponte do Padre Abel, no Atibaia, e pelo rio até o ponto de inicio” (“Arraial dos Souzas”, in: Almanach de Campinas para 1908, organizado por José M. Ladeira e Benedicto Octavio).
O Atibaia tornou-se personagem de destaque na história de Sousas e ainda resiste na memória coletiva de nossa região, apesar do acúmulo de lixo e ejetos poluentes, que tornam suas águas sujas, contaminadas e impróprias para banho e pesca. O rio por muito tempo foi cenário das brincadeiras das crianças, das competições de regatas e de encontros familiares e entre namorados. O Atibaia já recebeu homenagem em forma de poesia e música. Em 1975, Raimundo Alberico Maglio escreveu um texto sobre o rio que foi publicado no “Sousas em Revista”, livro organizado pela então diretora da EEPSG Tomás Alves, Antonia Bombach. Em 2003, recebeu destaque do músico Edu Passeto, que lançou o CD “Atibaia Encantado” – Projeto Outras Trilhas, em parceria com a Casa de Cultura de Sousas. Para finalizar este artigo, deixamos a transcrição do belo Rio Atibaia de Raimundo A. Moglio:
“Esbatendo-se aqui furiosamente de encontro aos rochedos denegridos, levantando ali pequeninas ondas de espumas, marulhando acolá vagarosamente através das nódoas sombrias onde se ostentam plantinhas débeis e viçosas, ei-lo a correr em demanda do oceano, cortando o seio das florestas, rasgando a vastidão das Campinas, num contínuo e monótono sussurrar.
Ao atravessar Sousas, quando esta ainda dorme placidamente submersa na tenebrosidade que principia a dissipar-se ao primeiro reflexo anunciador do dia, já a passarada, em revoluteiros, esvoaça festivamente por sobre o rio, beija-lhe o dorso a cada momento, acariciando com o leve resvalar das asas na superfície azulada das águas límpidas e transparentes.
E o Atibaia, maravilha incomparável de minha terra, em cujas águas se espelham claramente as maravilhas celestes, desliza indiferentemente num marulhar constante e suave, murmurando aos verdes ramos que se estendem ao correr de suas margens, em misteriosa linguagem, os seus impenetráveis segredos, e assim até perder-se na distância como um traçozinho negro quase imperceptível”.

Cristiane Renata de Lima Prestes
Aluna do 4º ano de História da Unicamp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

As Famílias de imigrantes italianos em Sousas e Joaquim Egídio

As Famílias   Família Bertazolli Giuseppe Bertazolli imigrou para o Brasil no...

História dos Imigrantes Italianos nos Distritos de Sousas e Joaquim Egidio

  História dos Imigrantes Italianos Os casos… No início do século passado...

O Laranjal… A história de Joaquim Egídio

      Joaquim Egídio é um distrito pertencente ao município de Campinas, no estado de São...

História da cidade de Sousas

  A fundação de Sousas foi em 1830 e teve...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363