16.9 C
Campinas
segunda-feira, junho 9, 2025

Caravana Lula Livre chega ao Amazonas para defender direitos do povo

Data:

Durante comitiva em defesa da liberdade do ex-presidente, Fernando Haddad falou da importância em defender o Meio Ambiente, a educação e a Zona Franca de Manaus

Fernando Haddad continua sua missão de percorrer o Brasil para dialogar com o povo e defender a liberdade do maior líder político que este país já teve: Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quinta-feira (23), o ex-ministro esteve em Manaus (AM), pela na terceira etapa da Caravana Lula Livre, para uma série de agendas – às 15h, ele se encontra com osestudantes em ato na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Na parte da manhã, Haddad esteve numa das fábricas da Zona Franca de Manaus, pólo industrial reestruturado a partir do governo Lula e que está sob ameaça constante desde o início do desgoverno de Jair Bolsonaro (PSL). “Quem ataca a Zona Franca de Manaus não entende nada de economia”, contestou.

Professor gabaritado e um dos responsáveis por revolucionar a Educação quando esteve à frente do MEC, Haddad também falou sobre os ataques do despreparado presidente à categoria: “Vocês viram que ele só começou a voltar atrás nos cortes (no orçamento das instituições federais de ensino)  porque nós botamos um milhão de pessoas nas ruas pra defender a educação do país.”.

Outro tema debatido com os manauaras foi sobre as apavorantes decisões de Bolsonaro em relação ao meio ambiente – como o aumento recorde do desmatamento e a liberação de dezenas de agrotóxicos maléficos àsaúde. “Ele está com uma concepção antiga de economia que é emprego gerado com desmatamento, com exploração mineral em área de reserva ambiental, em reserva indígena, e isso não se faz mais, é uma visão muito arcaica e nós temos que defender o Meio Ambiente”, reiterou.

Em defesa da Zona Franca

Durante a barqueata, que reuniu dezenas de barcos para compôr a Caravana pelo Rio Negro, Haddad falou sobre assuntos específicos da cidade, como a importância em defender a Zona Franca e os riscos que a área sofre com Jair.

“Se ele acabar com os incentivos fiscais ele vai acabar com o desenvolvimento do estado do Amazonas (…) Sem Zona Franca não vai ter emprego industrial. Essa é uma das regiões mais industrializadas do país em função dos incentivos fiscais”.

A caminho do Encontro das Águas, o professor também fez questão de conversar com o povo manauara para saber quais as demandas da população a respeito da educação, sobre as questões indígenas, os movimentos demulheres na cidade e o desenvolvimento econômico do Amazonas. Além, claro,  da permanente luta pela liberdade de Lula.

“Estou aqui pra ouvir vocês e aprender, para saber o que a bancada do PT pode fazer no Congresso para defender essa agenda progressista e impedir retrocessos”, declarou.

Da Redação da Agência PT de Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Em Paris, Lula é segundo líder brasileiro na história recebido pela Academia Francesa

“A Academia Brasileira de Letras (ABL) nasceu do sonho...

Lula pede que Macron “abra seu coração” para acordo com Mercosul

Após se reunir com o presidente da França, Emmanuel...

Na véspera de viagem à França, Lula reforça importância do protagonismo global do Brasil

Durante conversa com jornalistas na manhã, desta terça-feira (3/6),...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade