A fundação de Sousas foi em 1830 e teve o seu início quando Aleixo Antônio de Godoy e Bernardo José Sampaio, imbuídos do mesmo espírito aventureiros, nômades por índole, eles não se contentaram em ficar ali e resolveram construir uma ponte de madeira.
Foi assim que José Floriano de Camargo e membros da família Sousas, sabedores das boas qualidades das terras, vieram adquiri-las juntando-se aos primitivos povoadores. Foi crescendo e se transformou em um pequeno arraial que se tornou conhecido como “Ponte do Arraial”, a ponte mais conhecida de Sousas.
A introdução da cultura do café em meados do mesmo século, trouxe nova dinâmica econômica para a região, atraindo mais moradores, inclusive os imigrantes italianos.
Em 1889 os moradores ergueram o primeiro templo do então arraial de Sousas, uma capela consagrada a São Sebastião, ainda preservada na pracinha em frente á sub-prefeitura.
A vida seguiu tranqüila e sempre seguirá o ditado: “SOUSAS É O PEDAÇO DO CÉU NA TERRA”. Vamos preservá-lo, dizia Antônio Carlos Couto de Barros (in memóriam).
Cristiane Prestes
4º ano de historia da Unicamp
História da cidade de Sousas
Data: