19.9 C
Campinas
sábado, outubro 18, 2025
spot_img

Campinas passa a exigir identificação de condutor infrator exclusivamente online a partir de setembro

Data:

Mudança segue portaria do Detran-SP e elimina atendimento presencial ou via Correios

Por Sandra Venancio – Foto Divulgação EMDEC

A partir de 1º de setembro, motoristas autuados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) deverão fazer a identificação do condutor infrator exclusivamente de forma online. Com a mudança, não serão mais aceitos procedimentos enviados pelos Correios ou realizados presencialmente nos postos de atendimento da empresa.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Como fazer a identificação

  • Pessoa física: pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo portal de serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
  • Pessoa jurídica ou condutores estrangeiros: pelo aplicativo da Emdec ou pelo site www.emdec.com.br/protocolos.

Mudança atende portaria do Detran

O novo fluxo segue a Portaria Normativa nº 18/2023 do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), que visa maior segurança na identificação dos infratores.

As notificações emitidas até o último dia útil de agosto ainda poderão ser tramitadas pelos métodos antigos. Já as notificações emitidas a partir de setembro deverão respeitar os novos procedimentos online.

Pontuação na CNH

O condutor que cometeu a infração deve ser identificado, a menos que a fiscalização já tenha feito a indicação. Quando não há essa identificação, entende-se que o infrator é o proprietário ou condutor principal do veículo, que receberá a pontuação correspondente na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Entenda as multas

As autuações e multas ocorrem quando os motoristas infringem as regras de trânsito, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Emdec realiza a fiscalização municipal nas ruas e avenidas de Campinas, de forma eletrônica (radares) ou manual (agentes da mobilidade urbana). 

Uma vez emitida a notificação de autuação, o proprietário ou principal condutor tem 30 dias corridos para identificar o infrator e apresentar a defesa prévia. Se não houver defesa ou for negada, recebe a notificação de penalidade (multa), já com o boleto para pagamento. É possível, então, entrar com recurso em 1ª instância (em 30 dias corridos) e 2ª instância (também em 30 dias, se o recurso em 1ª instância for negado). 

Tanto a defesa quanto os recursos são tramitados por pessoas físicas e jurídicas pelo app Emdec, endereço eletrônico: www.emdec.com.br/protocolos ou Correios, para a Rua Antônio Manoel, 50, Vila Industrial, Campinas-SP, CEP 13035-280. 

Para mais detalhes, inclusive da documentação exigida, acesse: www.emdec.com.br/multas ou as informações na própria notificação.
 

Descontos de até 40%


O proprietário cadastrado no Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) pode pagar a multa com 40% de desconto (caso não apresente defesa ou recurso) ou 20% de desconto (caso apresente defesa ou recurso), assumindo a infração e solicitando o desconto pelo CDT ou portal Senatran. É necessário ter aderido ao sistema antes da notificação de autuação.

Quem ainda não se cadastrou tem desconto de 20%, desde que também pague a multa até a data de vencimento. É preciso pagar até o vencimento para garantir o desconto, em todas as situações. Quando o recurso é aceito, o valor pago é restituído.
 

Consulta de infrações

As multas municipais de pessoas físicas podem ser consultadas pelo aplicativo CDT, portal Senatran (https://portalservicos.senatran.serpro.gov.br), aplicativo Emdec ou página: www.emdec.com.br/multas. Já as multas de pessoas jurídicas podem ser consultadas no portal Senatran e pelo aplicativo ou página da Emdec.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Programa Recâmbio promove 192 viagens de retorno para pessoas em situação de rua em Campinas

Iniciativa da Prefeitura ajuda cidadãos a reencontrar familiares e...

Baep de Campinas prende dois homens procurados por corrupção passiva em Jundiaí

Prisões ocorreram em operações distintas nos bairros Morada das...

Vias no distrito do Ouro Verde terão bloqueios viários para obras de rede de gás; saiba quais são:

As interdições serão na Vila Aeroporto e no DIC...

Três vias do Jardim Guanabara terão sentido único a partir desta quinta-feira, 16 de outubro

Nova circulação será implementada para ampliar a segurança na...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade