33.9 C
Campinas
sexta-feira, outubro 17, 2025
spot_img

Lula retorna ao Brasil com três decisões estratégicas na agenda: STF, nova MP e futuro de Boulos

Data:

Após viagem a Roma e encontro com o Papa Leão XIV, presidente retoma articulações políticas em Brasília para definir nome ao Supremo, medidas fiscais e possível entrada de Guilherme Boulos no governo

Por Sandra Venancio

Brasília — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca nesta terça-feira (14) em Brasília, após viagem oficial a Roma, trazendo na bagagem três decisões que podem redefinir o equilíbrio político e econômico do governo nas próximas semanas. Na pauta do Planalto estão a escolha do novo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), a formulação de alternativas para compensar a queda de arrecadação após a caducidade da medida provisória (MP) do IOF e o destino político do deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), cotado para assumir um ministério.

>> Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp

Durante a viagem à Itália, onde participou da Semana Mundial da Alimentação, promovida por um órgão multilateral da ONU, Lula concedeu entrevista coletiva e adiantou que ainda não há um nome definido para o STF. A vaga foi aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente da Corte.

O presidente afirmou que pretende conduzir a escolha com cautela e diálogo:
“Eu quero uma pessoa, não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero alguém gabaritado para ser ministro da Suprema Corte. Não quero um amigo, quero alguém que cumpra a Constituição”, declarou Lula.

A fala indica que o petista busca um perfil técnico e jurídico sólido, evitando interpretações de favorecimento político. Entre os nomes cotados nos bastidores estão ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ), juristas próximos ao PT e advogados com atuação em causas sociais.

No campo econômico, o governo tenta recompor o impacto causado pela derrubada da MP que substituía o aumento do IOF, medida que previa ampliar a arrecadação para equilibrar as contas públicas até 2026. O tema provocou uma crise na base aliada, resultando em exonerações de indicados do Centrão em cargos de segundo escalão, e agora exige nova estratégia fiscal. O Ministério da Fazenda trabalha em alternativas que possam ser enviadas ao Congresso ainda neste mês.

Outro ponto sensível na agenda de Lula é o futuro de Guilherme Boulos, aliado histórico e pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. O nome do deputado voltou a circular entre interlocutores do Planalto para compor o ministério, em um movimento que poderia fortalecer a articulação política entre o governo e setores da esquerda. A decisão, no entanto, depende de ajustes na composição ministerial e de cálculo eleitoral.

Nos próximos dias, Lula deve se reunir com ministros e líderes partidários para alinhar as definições. A expectativa no Planalto é de que as decisões sobre o STF e a nova medida fiscal sejam tomadas ainda em outubro, enquanto o eventual convite a Boulos pode ficar para depois da reforma ministerial prevista para o fim do ano.

Entre Roma e Brasília, o presidente retorna a um cenário político delicado, com pressões do Congresso e desafios econômicos imediatos. O desfecho das três pautas deve indicar o rumo do governo nos próximos meses — e o tamanho da base que Lula conseguirá sustentar até 2026.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Secretários de governador Tarcísio apontam irregularidades em contratos e são exonerados

Documentos enviados ao MPSP e a órgãos de controle...

STF autoriza Polícia Federal a investigar atos de Sérgio Moro na época da Lava Jato

Decisão de Dias Toffoli atende a pedido da PF...

Brasil e EUA reabrem canais diplomaticos e planejam encontro entre Lula e Trump

Reunião entre Mauro Vieira e Marco Rubio marca reaproximação...

Moraes concede liberdade provisória a acusada dos atos golpistas de 8 de janeiro

Ministro do STF determinou uso de tornozeleira eletrônica e...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade