20.9 C
Campinas
segunda-feira, março 17, 2025

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante visita à Linha de Montagem da Stellantis Betim

Data:

Durante inauguração da linha de produção de motores híbridos-flex na fábrica da Stellantis, em Betim (MG), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que sua origem e sua ascensão política estão ligadas à classe trabalhadora, a quem deve sua trajetória. “Eu sou eternamente grato ao povo trabalhador deste País, aqueles que moram no primeiro andar, no térreo, e que não conseguem subir na cobertura. Estes é que acreditaram, estes é que votaram”, disse o presidente, diante de uma plateia formada por trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

“Eu sou resultado do amadurecimento político de vocês. Eu estou aqui por causa de vocês”, disse também, no início de seu discurso, feito de improviso, sobre um palco montado num dos galpões industriais da empresa, onde são fabricados modelos Fiat. Lula recordou que uma de suas primeiras experiências com a Fiat aconteceu na condição de líder sindical. “Já briguei com a direção da Fiat”, recordou.

O presidente também contou ao publico que o primeiro carro zero quilômetro que ele comprou foi um modelo 147, ano 1977. Segundo ele, a escolha se deu porque, se houvesse adquirido um automóvel fabricado no Grande ABC, onde dirigia o principal sindicato dos metalúrgicos, a decisão poderia ser interpretada como conflito de interesses.

A declaração de Lula sobre seus laços com a classe trabalhadora é a segunda no espaço de menos de uma semana. Na última sexta-feira, em entrega de lotes para reforma agrária em Campo do Meio, também em Minas Gerais, Lula afirmou que deve sua eleição ao povo mais humilde e à classe trabalhadora. Por causa desse vínculo, segundo ele, a prioridade de seu governo é e continuará sendo essa parcela da sociedade.

Lula esteve em Minas Gerais para inaugurar, no Polo Automotivo Stellantis de Betim, o centro de desenvolvimento de produtos de mobilidade híbrida-flex. A linha de produção inaugurada pelo presidente é resultado direto do apoio governamental ao desenvolvimento de novos motores automotivos adaptados à transição energética, como o programa Mover. O novo centro, o maior da América Latina, será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência, além de tecnologias de eletrificação de baixa e alta voltagem.


lula_betim_oficial.jpg

Lula, ministros, trabalhadores e executivos da Stellantis celebram inauguração da nova linha de produção


Na cerimônia de inauguração, Lula esteve acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, dos ministros Fernando Haddad, da Fazenda, Luiz Marinho, do Trabalho e Emprego, Alexandre Silveira, de Minas e Energia, e de Macaé Evaristo, de Direitos Humanos e Cidadania. Silveira e Macaé são mineiros. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, também estava presente.

País de verdade

Em discurso, Alckmin afirmou que a inauguração da linha de motores da Stellantis é resultado de investimentos do Governo Federal e de ousadia e criatividade da empresa. O vice-presidente lembrou que a inauguração vai gerar aproximadamente 15 mil empregos. “São 1,5 mil empregos diretos. Como a gente pode multiplicar por dez a cadeia industrial longa, são 15 mil empregos.

Lula, por sua vez, afirmou que a razão de existir do Estado é apoiar o desenvolvimento de pessoas e empresas. “Este é o papel do Estado”, disse. O presidente pediu aos presentes que indicassem uma obra importante realizada em Minas Gerais pelo governo anterior. “Se souberem, podem dizer. Eu vou até agradecer. Mas não existe”, completou. “Foram quatro anos de mentiras, provocações e negacionismo, inclusive com a vida das pessoas. Este país da mentira nós não queremos mais”. 

Ainda nesta terça-feira, Luiz Inácio Lula da Silva deve inaugurar uma linha de produção que pretende ampliar a oferta de aço no Brasil. A cerimônia ocorre a partir das 15h, na unidade da Gerdau Brasil em Ouro Branco (MG), com a presença do vice-presidente, Geraldo Alckmin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

PT defende punição a deputado bolsonarista por ataques machistas a Gleisi

Parlamentares da Bancada do PT na Câmara repudiaram com...

Lula lança Crédito do Trabalhador: consignado barato ‘para sair do endividamento’

No lançamento da linha de empréstimo consignado Crédito do...

Governo garante remuneração para alimentos produzidos pela agricultura familiar

A lista do mês de março dos produtos que...

Deputado Lindbergh Farias repudia alta dos juros e denuncia armadilha deixada por Campos Neto

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou nesta quarta-feira (29) a...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811