Chega a 300 número de desabrigados em município paulista

Data:

A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou, na tarde desta quinta-feira (9), para 300 o número de desabrigados em Peruíbe, na região metropolitana da Baixada Santista. As chuvas que atingem o município – 283 milímetros nas últimas 48 horas – causaram alagamentos de vias e residências. Cerca de mil pessoas foram afetadas pela água. Segundo a Defesa Civil estadual, a cidade deve decretar situação de emergência nas próximas horas.

Às 17h, 30 agentes da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil e nove embarcações trabalhavam no resgate das pessoas. Os desabrigados estão sendo levados para abrigos emergenciais montados nas escolas Delcelia Joselita Machado Bezerra, Maria Amélia e Fernando Nepomuceno Filho.

Por causa dos pontos de alagamento, 17 pessoas chegaram a ficar isoladas no bairro Caraguava, mas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Os bairros Vila Erminda, Araminguava, Venessa, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri também registraram alagamentos, que chegaram a atingir moradias.

Segundo o governo do estado, o último caminhão destinado à cidade saiu de Registro no fim da tarde com 100 cestas básicas; 150 kits de limpeza; 150 kits de higiene; 150 kits de limpeza avulsos (rodo, vassoura e água sanitária) e 150 kits dormitório, com colchões, travesseiros, cobertores e roupas de cama.

De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, desde o início da quarta-feira (8), a Defesa Civil de São Paulo enviou, por SMS, alertas para os moradores sobre a chuva persistente e ventos fortes. No período da tarde, o Cell Broadcast foi acionado. O sistema emite alertas extremos a populações de áreas de risco. Todo aparelho celular que está em determinada região, conectado a uma antena de telefonia e que tenha sinal 4G ou 5G, recebe mensagens sonoras de alerta, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso. Além do sinal sonoro, a tela do celular fica travada com a mensagem.

“A partir do momento que o cenário vai se agravando e nós temos a solicitação do município, enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas“, explica Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil de São Paulo.

Segundo a Defesa Civil estadual, as condições de chuva vão permanecer no município, mas as precipitações deverão ocorrer em menor volume nos próximos dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Operação Nexus mira organização ligada ao PCC, vereador e PM em Itatiba

Gaeco e Polícia Militar cumprem 26 mandados de busca...

Celular de Vorcaro registra conversa sobre R$ 500 mil mensais ligados a filho de Nunes Marques

Mensagens trocadas entre Daniel Vorcaro e ex-diretor jurídico do...

Dino manda apurar conexões entre Cortel, Banco Master e Mendonça em processo sobre cemitérios de SP

Ministro do STF determina que Prefeitura, SP Regula, CVM...
Gilmar Mendes defendeu a necessida de dar nome aos bois. Flávio Dino rebateu o presidente da casa por vários momentos. Bate-boca entre ministros, acusações de viés político-eleitoral, afastamentos e...