20.9 C
Campinas
sexta-feira, setembro 20, 2024

Plano verão: prazo perto do fim

Data:

Janeiro de 1989. No Brasil, a inflação do ano anterior chegou a incríveis 1.037,56%. Isso significa dizer que, depois de um ano, o dinheiro guardado para comprar uma televisão de última geração não daria nem para comprar um pão francês, caso não fosse aplicado no banco. Foi nesse cenário que o ministro da Fazenda do presidente José Sarney, Maílson da Nóbrega, anunciou o Plano Verão. A partir daí, o cruzado, moeda de então, perdeu três zeros e passou a se chamar cruzado novo.

Quem tinha dinheiro na poupança com vencimento na primeira quinzena do mês deixou de receber uma remuneração de 20,46%. Isso porque as cadernetas, até então corrigidas pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC), passaram a ser corrigidas pela Letra Financeira do Tesouro (LFT), que rendeu menos.

Mas são poucos os consumidores (estima-se que apenas 20%) que, como Carlos, já correram atrás das suas perdas. A quantia, entretanto, pode justificar a luta contra os bancos, mesmo que demore anos. Quem tinha NCz$ 1 mil (cruzados novos) pode conseguir de volta quase R$ 3 mil.

Quem sofreu a perda?
Todos os consumidores que possuíam caderneta de poupança com aniversário entre 1º a 15 de janeiro de 1989 e que mantiveram saldo na conta até a remuneração do mês seguinte, ou seja, fevereiro de 1989.
Qual o prazo final para entrar com a ação?
Existem diversas interpretações sobre a data final para ingressar com ação judicial para reivindicar as perdas do Plano Verão. Por segurança, o Idec recomenda que o consumidor ajuíze a ação até 19 de dezembro de 2008 (antes do recesso forense).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Bem-Estar Animal realiza 2ª feira de adoção de cães e gatos na Lagoa do Taquaral

Evento ocorre no próximo domingo, 23, no portão 1...

Três linhas de ônibus terão trajetos alterados a partir de segunda, 27

Os usuários do transporte público coletivo que utilizam as...

MPSP obtém liminar para que Campinas elabore planos de manejo para três unidades de conservação

No dia 14 de novembro, a Promotoria de Justiça...

Plano Diretor: população tem duas datas para rever minuta

A Prefeitura de Campinas, por intermédio da Secretaria Municipal...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363