26.3 C
Campinas
quinta-feira, abril 16, 2026
spot_img

Vereadores aprovam em votação a “Lei do Uber”

Data:

Os vereadores de Campinas aprovaram, na noite desta segunda (27), o projeto de lei de autoria do Executivo que regulamenta aplicativos de transporte remunerado de passageiros com Uber, Baify, 99POP e similares. Apelidado de “lei do Uber”, o projeto agora segue para sanção do prefeito Jonas Donizette para então ser publicado no Diário Oficial e se tornar lei.

O projeto teve ao todo 23 votos favoráveis e cinco contrários – dos parlamentares Mariana Conti (PSOL), Pedro Tourinho (PT), Tenente Santini e Marcelo Silva (ambos do PSD) e Gustavo Petta (PC do B). “Já existe um projeto tramitando na esfera federal que irá se sobrepor a este e, portanto, discutir isso aqui é um desperdício de tempo e energia de todos os envolvidos na questão”, protestou Petta. “Não é possível saber se esse projeto federal levará um ano, dez anos ou trinta para ser votado e se tornar lei, e neste meio tempo os aplicativos não podem ficar sem regras”, rebateu o vereador  Zé Carlos (PSB), vice-líder de governo.

A Uber lamenta que a Câmara Municipal de Campinas tenha aprovado, em regime de urgência e sem tempo para discussão, um projeto de lei com proibições que vão excluir do transporte individual privado de Campinas praticamente metade dos motoristas que escolheram prestar essa atividade.

O resultado vai comprometer a eficiência do sistema usado pela Uber em cidades do mundo todo e resultar em maior preço para usuários campineiros e menor volume de viagens para os motoristas da cidade que não forem excluídos pela legislação.

Emendas que melhoravam o projeto foram rejeitadas, em bloco, após serem analisadas em poucos minutos nas duas rodadas de votação. Apresentadas após a mobilização de motoristas e usuários, essas emendas retiravam do texto intervenções indevidas no serviço privado prestado pelos parceiros da Uber.

A lei aprovada vai excluir motoristas campineiros que usam carros de cidades vizinhas –quem tem placa de Valinhos, por exemplo– e quem tem carro com placa de Campinas mas mora em outras cidades da região. São regras que violam o princípio da livre iniciativa econômica e ignoram completamente o fato de que pessoas de toda a região metropolitana têm o direito de trabalhar e gerar renda em Campinas.

Também permanece no projeto a imposição de um processo burocrático, semelhante a um alvará, por meio do qual a EMDEC terá total poder para decidir quem pode e quem não pode gerar renda dirigindo por meio de aplicativos em Campinas.

São regras que tentam encaixar a inovação em modelos ultrapassados, sem considerar os avanços que a tecnologia trouxe à mobilidade urbana.

A Uber considera que a aprovação de uma lei representa mais um passo na direção de uma regulação positiva para o setor, mas sempre defendeu a necessidade de um debate amplo, sem votação às pressas e sem atropelar a voz da população.

No período de implementação definido pela lei, a Uber seguirá à disposição das autoridades para ouvir e conversar sobre como integrar a tecnologia para o benefício de todos os campineiros.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Governo Lula propõe jornada de 40 horas semanais sem redução de salário

Projeto enviado ao Congresso altera CLT, prevê dois dias...

Saída de Ratinho Jr. da disputa presidencial reposiciona cenário e reforça pré-candidatura de Lula

Desistência do governador do Paraná reduz espaço para candidaturas...

Câmara elege Odair Cunha para o TCU após disputa marcada por articulações e recuos políticos

Deputado do PT conquista 303 votos e derrota adversários...

Lula articula apoio europeu para Bachelet e leva comitiva de 15 ministros em giro internacional

Presidente visita Espanha, Alemanha e Portugal entre os dias...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade