19.2 C
Campinas
terça-feira, julho 7, 2026
spot_img

Nomeação de advogada ligada a defensor de Cláudio Castro para cargo no TSE gera questionamentos dos ministros do STF

Data:

Indicação feita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Kassio Nunes Marques, provocou repercussão entre integrantes do STF e do TSE, segundo informações divulgadas pela imprensa

<OUÇA A REPORTAGEM>

A nomeação da advogada Fabiana Cristina Ortega Severo para a vice-diretoria da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a ser alvo de questionamentos nos bastidores do Judiciário. A indicação foi feita pelo presidente da Corte, ministro Kassio Nunes Marques, e ganhou repercussão por Fabiana ser casada com o advogado Gustavo Severo, que atua na defesa do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e mantém relação de amizade com o ministro.

<Siga o canal do Jornal Local no WhatsApp>

Segundo informações divulgadas pela colunista Daniela Lima, do UOL, integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do próprio TSE demonstraram surpresa com a escolha. Nos bastidores da Justiça Eleitoral, conforme a publicação, houve avaliações de que a nomeação poderia fortalecer o currículo da advogada para uma eventual indicação futura ao cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral. Até o momento, contudo, não há qualquer decisão ou ato oficial nesse sentido.

A nomeação foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico às vésperas do recesso do Judiciário e substituiu a ocupante anterior da vice-diretoria da Escola Judiciária Eleitoral, indicada durante a gestão da ministra Cármen Lúcia na presidência do TSE.

O cargo não prevê remuneração, mas é considerado estratégico por proporcionar participação nas atividades acadêmicas e institucionais da Justiça Eleitoral. A direção da Escola é atualmente exercida pelo ministro Cristiano Zanin.

A relação entre Kassio Nunes Marques e o advogado Gustavo Severo já havia sido tornada pública anteriormente. O próprio ministro reconheceu a amizade entre ambos e informou que se declara impedido de atuar em processos nos quais o advogado representa alguma das partes, em observância às regras de impedimento e suspeição previstas na legislação. Também confirmou, em ocasiões anteriores, ter utilizado aeronave particular pertencente ao advogado.

Questionado sobre a nomeação, Kassio Nunes Marques afirmou que Fabiana Severo possui experiência na área do Direito Eleitoral e lembrou que ela atuou por vários anos na assessoria jurídica do Partido Verde (PV). O ministro também ressaltou que a função exercida na Escola Judiciária Eleitoral não é remunerada.

Procurado pela imprensa, o gabinete do ministro Cristiano Zanin informou que não se manifestaria sobre a escolha da nova vice-diretora da Escola. Já a assessoria de Kassio Nunes Marques não respondeu aos questionamentos sobre uma eventual futura indicação de Fabiana Severo ao cargo de ministra substituta do TSE.

Até o momento, não há qualquer investigação, procedimento disciplinar ou decisão judicial que questione a legalidade da nomeação. As manifestações registradas referem-se a avaliações de bastidores divulgadas por veículos de imprensa e não configuram conclusão oficial sobre a escolha realizada pela presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Moradores denunciam aumento de contas e falta d’água após privatização da Sabesp em bairros periféricos de São Paulo

Relatos apontam cobranças consideradas incompatíveis com o consumo, interrupções...

Michelle Bolsonaro defende política para surdos do governo Lula e diz que inclusão deve superar disputas políticas

Ex-primeira-dama afirma que reconhecimento de políticas públicas voltadas à...

Áudios de estudante de Medicina presa por atropelar idoso podem reforçar suspeita de premeditação

Investigada enviou mensagens a moradores minutos após o crime...

PF aponta que perito criou arquivos sobre Moraes e Toffoli com dados do celular de Daniel Vorcaro

Investigação enviada ao ministro André Mendonça apura suposto vazamento...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade