16 C
Campinas
terça-feira, junho 9, 2026
spot_img

Vereador pede convocação do presidente da Emdec e do secretário de Transportes após divulgação de vídeos da Smile

Data:

Parlamentar quer esclarecimentos sobre visita de ex-diretor da autarquia à empresa vencedora da licitação do transporte coletivo de Campinas

<OUÇA A REPORTAGEM>

A empresa afirma que os vídeos foram editados, alterados e obtidos de forma ilegal. Foto Camara Municipal de Campinas

A divulgação de novas gravações envolvendo reuniões na empresa Smile Transportes e Turismo dominou os debates da sessão da Câmara Municipal de Campinas nesta segunda-feira (8). O vereador Gustavo Petta (PCdoB) protocolou requerimento para convocar o presidente da Emdec, Vinícius Riverete, e o secretário municipal de Transportes, Fernando de Caires, a prestarem esclarecimentos sobre o conteúdo dos vídeos e a relação de integrantes da autarquia com a empresa vencedora da licitação do transporte coletivo.

Segundo o parlamentar, a principal dúvida diz respeito à presença do então diretor financeiro e administrativo da Emdec, Ricardo Ferraro Geciauskas, nas dependências da Smile poucos dias após a realização do leilão que definiu a nova concessão do transporte público da cidade.

“Qual era a motivação pública para ele estar dentro dessa empresa após a licitação feita na cidade?”, questionou Petta durante pronunciamento na tribuna.

Emdec abre investigação interna

A discussão teve origem após a divulgação de um vídeo que mostra Geciauskas visitando a empresa Smile. Após a repercussão do caso, a Emdec anunciou a exoneração do diretor e informou a abertura de um inquérito administrativo para apurar sua conduta, assegurando o direito ao contraditório e à ampla defesa.

Em nota, a autarquia afirmou que não foi comunicada previamente sobre a visita e que a agenda não possuía autorização institucional. A empresa municipal também destacou que Geciauskas não integrava a Comissão de Licitação responsável pelo processo de concessão do transporte coletivo.

A Smile Transportes e Turismo contestou o conteúdo divulgado. A empresa afirma que os vídeos foram editados, alterados e obtidos de forma ilegal. Segundo a concessionária, as imagens são apresentadas fora de contexto e não demonstram qualquer irregularidade.

A companhia declarou ainda que a licitação ocorreu dentro da legalidade, que o contrato representa economia para os cofres públicos e melhorias para os usuários do transporte coletivo. A empresa informou que pretende adotar medidas judiciais para responsabilizar os envolvidos na obtenção, divulgação e utilização do material.

A reportagem tentou contato com Ricardo Ferraro Geciauskas, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria.

Corregedoria abre apuração contra Vini Oliveira

O clima de tensão na Câmara também se estendeu para outro episódio envolvendo gravações vazadas. A Corregedoria da Casa acolheu representação apresentada pelo vereador Bene Lima (PL) para apurar possível quebra de decoro parlamentar do vereador Vini Oliveira (Cidadania).

O pedido foi motivado por declarações atribuídas a Vini em um dos vídeos divulgados recentemente. Segundo Bene Lima, as afirmações atingem sua honra pessoal e extrapolam os limites do debate político.

O parlamentar afirmou que optou por solicitar a apuração disciplinar em vez de defender a abertura de um processo de cassação de mandato.

A Corregedoria poderá aplicar sanções administrativas, como advertência por escrito, suspensão do uso da palavra em sessões ou afastamento temporário das funções parlamentares. O órgão, entretanto, não possui competência para cassar mandatos.

Vini Oliveira também responde atualmente a uma Comissão Processante instalada pela Câmara Municipal.

Estado de saúde

Fontes ouvidas pela imprensa informaram que Vini Oliveira recebeu alta do Hospital da PUC-Campinas no domingo (7) e teria sido transferido para outra unidade hospitalar. A informação não foi oficialmente confirmada.

A Presidência da Câmara informou que não recebeu nova documentação médica prorrogando o afastamento do vereador. Procurada novamente, a assessoria de Vini Oliveira não se manifestou até o encerramento desta reportagem. O espaço permanece aberto para posicionamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Queda de sistema provoca transtornos e expõe falta de plano de contingência no Poupatempo de Campinas

Instabilidade recorrente cancelou atendimentos, gerou revolta de usuários e...

Ex-diretor da Emdec demitido após vídeos da Smile acumula histórico de condenação no TCE-SP

Durante mais de uma década, ele atuou em funções...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade