19.9 C
Campinas
sexta-feira, outubro 11, 2024

Espécies em extinção

Data:

Representando quase 30% do território municipal e compreendendo integralmente Sousas e Joaquim Egídio, a Área de Proteção Ambiental (APA) de Campinas preserva um território de características singulares. Os remanescentes da vegetação natural da Mata Atlântica possibilitam a sobrevivência de várias espécies de animais ameaçadas de extinção e inclusive a existência de uma nova espécie de perereca (Hyla hiemalis). Além do clima diferenciado, a região possui uma topografia acidentada, com afloramentos rochosos graníticos e destaque para os recursos hídricos que garantem abastecimento de água e geração de energia da região. Os aspectos culturais diversificados, com celebrações típicas, patrimônios desde o período de sua formação e a manutenção da tradição rural foram também considerados particularidades que deveriam ser preservadas.
Em função destas especificidades, desde o começo da década de 1990, foram elaboradas propostas de preservação dos patrimônios. Em 91, realizou-se o Primeiro Fórum Ecológico de Sousas, a fim de levantar as reivindicações da comunidade. Após dois anos, por meio de Decreto Municipal, foram criadas as APAs de Sousas e Joaquim Egídio. Formaram-se grupos de trabalho para discutir questões sobre o patrimônio natural e cultural e sobre educação ambiental e o produto das reuniões foi uma proposta de seu planejamento/gestão e a criação do “Centro de Referência Ambiental de Joaquim Egídio”. Nos anos seguintes, realizaram-se seminários para a elaboração de um novo documento que produziu o Plano Local de Gestão.
Segundo Cristina Mattos, as características da APA não favorecem uma ocupação humana intensiva, por isso, busca-se a garantia da não degradação frente às ambições de desenvolvimento que podem causar grande impacto nas particularidades ambientais e culturais. Para saber mais informações sobre a criação da APA e seu Plano de Gestão, consultar a pesquisa utilizada de Mattos, disponível no site: www.apacampinas.cnpm.embrapa.br/

Cristiane Renata de Lima Prestes
Aluna do 4º Ano de História da Unicamp

Artigo anterior
Próximo artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_imgspot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Seis em cada 10 escolas têm regras para uso do celular pelos alunos

Seis em cada dez escolas de ensino fundamental e...

Ceprocamp abre matrículas para cursos de qualificação profissional no dia 15

As matrículas dos cursos de qualificação disponíveis no Centro...

Novo Ensino Médio mudará rotina da comunidade escolar

A aprovação da reforma do ensino médio pela Comissão...

Ceprocamp está com inscrições abertas para o curso Técnico em Química

O Centro de Educação Profissional de Campinas (Ceprocamp) está...
Open chat
Quer anunciar ligue (19) 99318-9811
Redação (19) 99253-6363