23.6 C
Campinas
terça-feira, agosto 4, 2026
spot_img

Índice da economia não altera com governo Temer

Data:

O novo governo Temer, segundo o economista Brunno Sibin deve encarar uma série de desafios. Com a saída da ex-presidente Dilma, o setor ainda enfrentará dificuldades, a confiança das famílias e dos empresários para a retomada do crescimento dependerá das políticas executadas.

Bruno Sibin diz que primeiro deve-se entender a situação econômica do país, pois a situação econômica é o reflexo da interação entre fatores internos e externos que foram se consolidando nos últimos anos. “A economia brasileira vem sofrendo um processo de deterioração através do esgotamento da expansão do consumo, da capacidade de endividamento das famílias e da estagnação da taxa de investimento. Em relação aos fatores externos, o principal fenômeno é a desaceleração do crescimento chinês”, diz.

O governo Dilma buscou recuperar a taxa de investimento da economia, seja por intermédio da desoneração fiscal para alguns segmentos produtivos, pelo programa de concessões para estimular o aumento do investimento privado em infraestrutura e logística. Por conta dessa política, Sibin acredita que isso teve um duplo impacto negativo ao governo. A aprovação do governo Dilma estava em torno de 80% no final de 2010, e em 2016 caiu para 10%, segundo a pesquisa Ibope. “Em curto prazo, o impeachment da presidente acaba sendo visto como um fator indutor de retomada de confiança para a população”, afirma.

Em relação a economia, o desempenho acumulado das vendas do comércio varejista entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016, segundo o IBGE, foi de -5,3%. Com exceção do segmento de produtos fármacos e de perfumaria, que no período, cresceu 2,9%, assim, todos os outros setores apresentaram desempenho negativo.  O pior resultado foi para o segmento de móveis e eletrodomésticos, que teve redução de 16% no volume de vendas. Analisando o varejo ampliado, o setor de comércio de veículos e peças também teve forte redução no volume de vendas, da ordem de 17%. Projeções do mercado indicam que no ano de 2017 o comércio varejista volte a ter desempenho positivo, com crescimento de 1% no volume de vendas.

De acordo com Sibin, o cenário político-econômico é de grande incerteza. “As previsões mais otimistas indicam que apenas a partir do segundo semestre de 2017 começaremos a ter respostas mais positivas sobre as principais variáveis econômicas. Sendo assim, torna-se extremamente difícil prever oportunidades de investimento”, diz.

A expectativa do mercado e do Banco Central para os próximos anos indica a continuidade do aumento da dívida bruta. Em 2016, Sibin apostou que PIB ficaria em queda de 3%. Para 2017, a expectativa é de algo próximo de 0%.

Com a atual crise, Sibin acredita que mais importante do que saber onde investir é a capacidade de resiliência das pessoas, de se permanecer imune após os efeitos da crise. “É fundamental que as pessoas procurem manter a sustentabilidade da relação entre receitas e despesas, bem como evitar a expansão da participação de dívidas sobre o orçamento familiar”, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe esse Artigo:

spot_img

Últimas Notícias

Artigos Relacionados
Relacionados

Copom inicia reunião e mercado espera novo corte na Taxa Selic

Comitê de Política Monetária do Banco Central decide nesta...

Brasileiros já podem pagar com Pix em oito países durante viagens internacionais

Sistema funciona por meio de parcerias entre bancos, fintechs...

Acordo entre Mercosul e Singapura entra em vigor e zera tarifas para exportações brasileiras

Parceria comercial começa a valer no sábado (1º), amplia...

Receita Federal amplia lista de devedores contumazes com 17 empresas do setor de combustíveis

Novos enquadramentos elevam para 22 o número de empresas...
Jornal Local
Política de Privacidade

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) já está em vigor no Brasil. Além de definir regras e deveres para quem usa dados pessoais, a LGPD também provê novos direitos para você, titular de dados pessoais.

O Blog Jornalocal tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus clientes durante todo o processo de interação com nosso site.

Os dados cadastrais dos clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para o processo de entrega, para cobrança ou participação em promoções solicitadas pelos clientes. Seus dados pessoais são peça fundamental para que o pedido chegue em segurança na sua casa, de acordo com o prazo de entrega estipulado.

O Blog Jornalocal usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Confira nossa política de privacidade: https://jornalocal.com.br/termos/#privacidade